Quando saí o resultado dos aprovados na prova do Encceja 2020?

Prova foi realizada no último domingo, 29, para os 1.630.046 inscritos, somados os participantes do ensino fundamental e médio. Agora, os candidatos do Encceja 2020 precisarão aguardar um pouco para conferir o resultado.

Quando saí o resultado dos aprovados na prova do Encceja 2020?
Quando saí o resultado dos aprovados na prova do Encceja 2020? (Imagem: Quero Bolsa)

Previsto para acontecer anualmente, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos não teve aplicação em 2020.

Isso por conta da pandemia e as medidas de restrição estabelecidas em todo o país.

Afinal, quando sai o resultado do Encceja 2020?

A data de divulgação do resultado ainda não foi informada.

Mas se analisarmos o exame de 2019 teremos uma noção de que o resultado deve ser divulgado cerca de 100 dias após a aplicação do exame.

Naquele ano, as provas foram aplicadas no dia 25 de agosto e o resultado divulgado em 6 de dezembro.

Mas não precisa morrer de ansiedade, o gabarito deve ser desmobilizado bem antes disso, em cerca de uma semana após a aplicação as respostas já devem estar disponíveis.

Para que serve o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é destinado a conceder a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio para estudantes que não conseguiram concluir os estudos na idade regular.

Ou seja, para participar do exame de nível fundamental é necessário ter acima de 15 anos e para o ensino médio acima de 18.

É importante lembrar de uma coisa: a simples participação não garante o acesso ao certificado.

O estudante precisa atingir a pontuação mínima de 100 pontos em cada uma das disciplinas e 5 pontos na redação.

O exame acontece uma vez ao ano, durante um dia inteiro para os dois níveis, sendo 30 questões em cada turno.

Além de também ser aplicado dentro das unidades prisionais, o Encceja PPL, e no exterior. Nesses dois últimos casos os calendários são diferenciados.

Quando aprovado no exame, o candidato precisa fazer a solicitação do certificado de conclusão, essa etapa é fundamental para ter a certificação.

Lembrando que ele é aceito em todos os processos seletivos do Brasil.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.