Publicado calendário de vacinação da 3ª dose no Rio de Janeiro

Vacinação no Rio de Janeiro terá direito a terceira dose. Nessa quinta-feira (26), a prefeitura municipal informou que irá passar a conceder a ampliação da imunização contra o novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, entre 1 e 10 de setembro os idosos serão medicados.

Publicado calendário de vacinação da 3ª dose no Rio de Janeiro (Imagem: IG Saúde)
Publicado calendário de vacinação da 3ª dose no Rio de Janeiro (Imagem: IG Saúde)

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus permanece como prioridade nos estados brasileiros. Após a confirmação da concessão da terceira dose, pelo Ministério da Saúde, as secretarias de saúde estaduais e municipais passaram a se preparar para as novas aplicações. No Rio de Janeiro, os idosos serão os primeiros a receber o reforço.

Novo calendário no Rio de Janeiro

De acordo com os informes da prefeitura, a terceira dose será aplicada inicialmente para os idosos residentes em instituições de longa permanência (ILPI) que receberam a segunda aplicação do imunizante há, pelo menos, seis meses.

Além disso, o cronograma incluirá ainda os adolescentes entre 12 e 16 anos que terão acesso a primeira dose a partir de 14 de setembro. Os idosos com 95 anos ou mais serão imunes novamente a partir do dia 13 de setembro.

A gestão explicou que a aplicação da terceira dose ocorrerá de forma escalonada por idade até chegar aos idosos com 60 anos ou mais no dia 20 de outubro.

Coroas do meu Rio! Adolescentes cariocas! Está aí para vocês o calendário de setembro e outubro. Adolescentes até dia 14 de setembro. Coroada com mais de 60 anos até o final de outubro recebendo a dose de reforço”, disse o prefeito, Eduardo Paes, em suas redes sociais.

Calendário de vacinação covid-19 no Rio de Janeiro (Foto: Prefeitura do RJ)
Calendário de vacinação covid-19 no Rio de Janeiro (Foto: Prefeitura do RJ)
Calendário de vacinação covid-19 no Rio de Janeiro (Foto: Prefeitura do RJ)
Calendário de vacinação covid-19 no Rio de Janeiro (Foto: Prefeitura do RJ)

Plano de flexibilização foi adiado

Ao anunciar as novas datas da vacina, a gestão informou ainda que irá suspender o plano de reabertura para algumas atividades comerciais. Eventos culturais como shows e feiras permanecem temporariamente suspensos.

“Diante do recente aumento do número de casos da doença devido à circulação da variante delta, do retorno de todo o mapa de risco para alerta moderado e da recomendação do Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19, o plano de reabertura foi adiado”, afirmou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em nota.

“Desde o primeiro anúncio sobre o plano de reabertura, foi frisado que essas medidas estavam condicionadas a um cenário epidemiológico favorável. Em não confirmando essas condições, o planejamento poderia ser revisto”, explicou a pasta.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.