Prefeitura do Rio de Janeiro suspende flexibilização do comércio

O plano de flexibilização gradual do comércio foi suspenso pela Prefeitura do Rio nesta quinta, 26. A primeira fase que começaria a vigorar no próximo dia 2, foi postergada em decorrência do avanço da variante delta. Agora a reabertura não tem data parta acontecer. 

Prefeitura do Rio de Janeiro suspende flexibilização do comércio
Prefeitura do Rio de Janeiro suspende flexibilização do comércio (Imagem: Nilzete Franco/FolhaBV)

O prefeito Eduardo Paes comunicou no fim do mês passado que a flexibilização do comércio seria divida em três fases progressivas.

Nesta primeira fase, seria liberado o funcionamento parcial de boates e o público nos estádios. Já na última fase, prevista para 15 de novembro, o uso de máscaras em áreas abertas seria dispensado.

“Diante do recente aumento do número de casos da doença devido à circulação da variante delta, do retorno de todo o mapa de risco para alerta moderado e da recomendação do Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19, o plano de reabertura foi adiado”, explicou em nota a Secretaria Municipal de Saúde.

“Desde o primeiro anúncio sobre o plano de reabertura, foi frisado que essas medidas estavam condicionadas a um cenário epidemiológico favorável. Em não confirmando essas condições, o planejamento poderia ser revisto”, complementou.

Já no início deste mês, o prefeito afirmou que não há um “liberou geral”. “Se continuarmos com o registro desse aumento de casos, a tendência não é de abrir, mas fechar mais. Se o cenário epidemiológico piorar, acabou o plano de abertura”, frisou, na ocasião.

Um decreto publicado na semana passada, prorrogou as medidas de restrição e pela primeira vez em meses, Eduardo Paes estendeu as determinações por somente uma semana. Em outras situações, o prefeito estendia as medidas entre duas ou três semanas.

Segundo o pediatra, sanitarista e membro do comitê científico da prefeitura do Rio, Daniel Becker, a epidemiologia mudou.

“Aumentou a transmissão por causa da variante delta, que de fato é muito transmissível. Está se refletindo já no aumento de movimentação dos hospitais. Nós temos que acompanhar o que vai acontecer com a pandemia nos nas próximas semanas”, afirmou.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.