INSS estende até setembro projeto-piloto para reduzir fila de espera por benefícios

INSS prorroga prazo de seu projeto piloto. Nessa semana, a previdência informou que o Programa de Gestão do Atendimento Presencial (PGAP) funcionará até 30 de setembro. Ele tem como finalidade otimizar o funcionamento nas agências, para reduzir as filas de concessão dos benefícios.

INSS estende até setembro projeto-piloto para reduzir fila de espera por benefícios (Imagem: Reprodução Agência Brasil)
INSS estende até setembro projeto-piloto para reduzir fila de espera por benefícios (Imagem: Reprodução Agência Brasil)

Há meses o INSS vem enfrentando dificuldades para manter o funcionamento de suas agencias. Com a pandemia do novo coronavírus, diversas unidades precisaram fechar as portas, atrasando assim a fila de análises e concessões. Como alternativa, foi criado o PGAP, que melhora e reduz a fila de espera.

Como funciona o PGAP?

Ele tem como finalidade estimular os servidores a realizar os atendimentos presenciais. Há metas que exigem 4,27 pontos diários para quem tem uma jornada de 40 horas semanais. Cada serviço prestado conta com um valor específico acumulado ao fim do mês.

De modo geral, os servidores estão com tarefas como, apuração de irregularidades, revisões, atividades relacionadas à reabilitação profissional de segurados e concessões de benefícios. Os pontos são acumulados não só por concluir tais atividades, como também ao criar uma exigência no processo visto.

É válido ressaltar ainda que o servidor que aderiu ao programa está dispensado do controle de frequência, desde que bata às metas diárias. Ao atingir o objetivo, devem ainda se manter presente no serviço até que não haja mais agendamentos para serem realizados.

Desse modo, espera-se que um maior número de processos consiga ser concluído em menor tempo.

Prova de vida também é renovada

Além de correr para concluir os processos que estão em suas filas, o INSS também retomou o funcionamento da prova de vida. Os segurados agora devem, obrigatoriamente, fazer o procedimento para permanecerem com acesso aos seus salários.

Há a possibilidade de renovar o cadastro presencialmente, em uma agencia bancária ou do INSS, e também através do Meu INSS. Confira o calendário de convocações:

Calendário da prova de vida do INSS

Mês de vencimento original Mês em que deve ser feita
Março e abril/2020 Junho/2021
Maio e junho/2020 Julho/2021
Julho e agosto/2020 Agosto/2021
Setembro e outubro/2020 Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020 Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021 Novembro/2021
Março e abril/2021 Dezembro/2021
Maio e junho/2021 Janeiro/2022
Julho e agosto/2021 Fevereiro/2022
Setembro e outubro/2021 Março/2022
Novembro e dezembro/2021 Abril/2022
Janeiro e fevereiro/2022 Maio/2022
Março e abril/2022 Junho/2022
Maio e junho/2022 Julho/2022

 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

INSS estende até setembro projeto-piloto para reduzir fila de espera por benefícios

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA