Prefeitura do RJ suspende calendário de vacinação para adolescentes

Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia mudanças em seu calendário de vacinação. Nesse final de semana, a secretaria municipal de saúde informou que não iniciará a imunização dos adolescentes com 17 anos. O grupo deveria passar a ser medicado nesta segunda-feira (23), de acordo com o cronograma que vinha sendo trabalhado.

Prefeitura do RJ suspende calendário de vacinação para adolescentes
Prefeitura do RJ suspende calendário de vacinação para adolescentes (Imagem: IG Saúde)

A campanha de vacinação contra o novo coronavírus foi adiada no Rio de Janeiro. Nesse final de semana, a prefeitura informou que estará remarcando a imunização dos jovens com 17 anos.

De acordo com o informativo, esta segunda-feira (23) será destinada para a repescagem das pessoas com 25 anos que ainda não tomaram a primeira dose.

Cronograma de vacinação nos próximos dias

Até o momento não firam divulgadas as novas datas para quem menos que 18 anos. Segundo a secretaria de saúde, a definição só será divulgada quando houver a confirmação de recebimento de nossas doses por parte do Ministério da Saúde.

O informativo compartilhado nas redes sociais reforça que o andamento da vacinação só poderá ser efetuado mediante o comprometimento do governo federal. O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, usou suas páginas virtuais para afirmar que já haviam unidades sem doses disponíveis para aplicação.

“A Secretaria Municipal de Saúde reitera a importância de o Ministério da Saúde distribuir as doses recebidas no prazo máximo de 24/48 horas, para que não haja comprometimento dos calendários de vacinação dos municípios brasileiros”, registra a nota divulgada.

Pronunciamento do governo federal

De acordo com a equipe pública de saúde, foram entregues mais de 7,3 milhões de doses em todo o país.

Nesta distribuição, são enviadas 4 milhões de doses da Coronavac e 3,3 milhões de doses da Pfizer/BioNTech. Esta é a sétima distribuição de vacinas realizada pela Pasta desde 3 de agosto, totalizando mais de 39,3 milhões de doses distribuídas para todo o País”, informa a pasta.

A nota técnica explicou ainda que o repasse entre os municípios vem sendo feito para garantir que os esquemas vacinais aconteçam de forma equânime.

Os estados receberam doses de acordo com a população acima de 18 anos que ainda não foi vacinada. O objetivo é equiparar a campanha em todo o país, para que todos os estados avancem juntos na imunização”, diz a pasta.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.