PicPay dobrou vendas em lojas on-line; como empresa conseguiu esse feito?

Recentemente, o PicPay tem investido na área de compras. Por meio da Store, a empresa de tecnologia atende as necessidades dos consumidores e oferece a solução de pagamentos da empresa. No primeiro semestre deste ano, esse marketplace teve mais de 20,2 milhões de transações, de acordo com a Exame.

PicPay dobrou vendas em lojas on-line; como empresa conseguiu esse feito?
PicPay dobrou vendas em lojas on-line; como empresa conseguiu esse feito? (Imagem: Rodrigo Cassimiro/PicPay)

Ao considerar os meses de janeiro a junho deste ano, o marketplace do PicPay registrou volume 2,6 vezes maior em relação ao mesmo período de 2020. Este resultado positivo acontece devido a mais investimentos na frente de e-commerce.

Esta frente integra a estratégia empresa de torná-la um “superapp”. Desse modo, os clientes podem realizar diversas ações, como transferência entre pessoas, pagamentos e compras.

O PicPay contou com cerca de 60 empresas integradas como sellers — os vendedores — no primeiro semestre. Também houve o registro de seis milhões de usuários.

PicPay aposta em estratégia diferenciada

Ao contrário de algumas empresas no mercado, que criaram um marketplace e depois incorporaram divisões financeiras, o PicPay deseja utilizar a base de clientes obtida como fintech para ajudar nas vendas.

Ao fazer tudo em um único ecossistema, a empresa entende que poderá simplificar o processo de compra.

À Exame, o diretor sênior da PicPay Store, Fábio Plein, afirma que a plataforma visa ser a forma mais rápida e acessível de os clientes fazerem compras pelo celular.

Para conseguir isso, ele destaca que há a oferta de um conjunto de benefícios e vantagens, “justamente por integrarmos as transações dentro do ecossistema do PicPay”.

Desde janeiro, a plataforma passou a contar com 30 novos vendedores para o marketplace. Os usuários ainda podem ter a acesso a recarga de celular, Shell Box e gift cards.

Como forma de se diferenciar para os vendedores, Fábio Plein alega que o ponto forte da empresa está na base de clientes cadastrados. Ele destaca a base com 55 milhões de usuários.

Além disso, os usuários presentes tanto na carteira digital quanto na Store possuem três vezes mais engajamento do que os demais.

De modo geral, para que a estratégia da empresa funcione, três pontos são destacados. São estes: grande número de usuários, dinheiro para investimentos e interesse de parceiros.

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Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.
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