Renovação da CNH que venceu na pandemia pode ser feita on-line

Os motoristas que viram sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencer durante a pandemia e não conseguiram resolver a situação, podem fazer sua renovação de forma online pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)

Renovação da CNH que venceu na pandemia pode ser feita on-line
Renovação da CNH que venceu na pandemia pode ser feita on-line (Imagem: Reprodução / Portal Goiás)

Em dezembro de 2020, o mesmo Contran desenvolveu uma resolução para que os documentos de habilitação vencidos no ano anterior ganhassem mais um ano de validade. Assim, a renovação das CNHs expiradas no período acontecerão de forma gradual, segundo um cronograma estabelecido no documento.

CNH vencida em 2021

Como a pandemia agravou e muitos Detrans estão fechados, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), através de uma resolução do Contran, permitiu que o Detran de cada estado tome a decisão. Seguindo a situação local, se as renovações das CNHs vencidas em 2021 também serão prorrogadas por tempo indeterminado.

Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo já anunciaram que a prorrogação para o vencimento foi adotada.

Como realizar a renovação de forma remota?

A renovação da CNH pode ser realizada pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O app é padrão para todo o Brasil, mas, a forma como o procedimento de renovação do documento vencido é feito pode mudar de um estado para outro. E quem determina isso é o Detran, então a autoridade local precisa ser consultada antes de qualquer atitude.

“Desde o início da pandemia, o Detran SP está com um mecanismo que se chama “Renovação Simplificada” que é feito pelo site do Detran e a CNH é enviada de forma digital pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, disse o diretor de habilitação do Detran SP.

Passo a passo da Renovação Simplificada

  • Realize seu login no portal do Detran e acesse “Renovação Simplificada” em “Serviços Online”, no topo da página inicial.
  • Verifique os dados em tela e escolha as datas e os horários dos exames médico e psicotécnico (esse último só é preciso caso você for exercer atividade remunerada, como taxista, por exemplo).
  • Faça o exame médico e psicotécnico (se necessário). A taxa do exame médico é de R$96 e a taxa do Detran SP, mais o custo de envio pelo correio, resulta em R$107. 
  • Confira a situação da solicitação consultando o serviço online “Acompanhamento do processo de renovação simplificada da CNH”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!