Senado adia votação de PL que poderia pagar auxílio aos agricultores

Auxílio emergencial dos agricultores é cancelado pelo Senado. Nessa semana, o senador Rodrigo Pacheco deveria avaliar o projeto de lei (PL 823/2021) responsável por validar a concessão de um abono para os pequenos empresários rurais. No entanto, o gestor retirou a pasta da lista de avaliações ao menos temporariamente.

Senado adia votação de PL que poderia pagar auxílio aos agricultores (Imagem: Pexels)
Senado adia votação de PL que poderia pagar auxílio aos agricultores (Imagem: Pexels)

O governo federal permanece concedendo o auxílio emergencial para a população de baixa renda, porém a legislação do projeto não inclui todos os brasileiros afetados pela pandemia.

Diante nas dificuldades enfrentadas pelos pequenos agricultores, foi elaborado um PL que previa a concessão de um abono para este grupo.

Detalhes do auxílio emergencial para agricultores

De acordo com o texto do projeto, os pequenos produtores deveriam ser auxiliados pelo governo para poder superar a crise dimensionada pela covid-19. A previsão é que as famílias cadastradas recebessem R$ 2.500 mensais, podendo o valor ser ainda de R$ 3 mil no caso de casas lideradas por mulheres.

O programa iria ofertar ainda um auxílio do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), elaborado para fomentar a criação de projetos de estrutura de produção. Por fim, haveria a oferta de linhas de créditos destinada aos agricultores e agricultoras familiares e para pequenos produtores e produtoras de leite.

O programa deveria funcionar até dezembro deste ano, havendo a possibilidade de permanência para os camponeses, pescadores, empreendedores familiares, extrativistas, silvicultores e aquicultores, desde que estes estivessem formalmente registrados como “agricultores familiares”.

Auxílio Emergencial até 2022? Bolsonaro fala sobre extensão do pagamento

Motivo da suspensão

De acordo com as fontes administrativas, o senador Pacheco suspendeu a análise do projeto mediante um pedido do líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). A justificativa adotada foi a necessidade de mais tempo para analisar os impactos fiscais da proposta.

Desse modo, espera-se que a PL volte para a lista do Senado ainda na próxima semana, sendo avaliada por Pacheco e demais parlamentares. É válido ressaltar que o programa já vem sido debatido há meses, não sendo a primeira vez em que passa por um novo entrave.

Para mais informações sobre o auxílio emergencial rural ou sobre o auxílio emergencial federal, acesse nossa página exclusiva do projeto.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile