Como liberar meus dados para consulta de outros bancos no Open Banking? Com a liberação da segunda fase do sistema financeiro aberto, os usuários poderão autorizar a liberação de dados bancários com outras instituições financeiras. Entenda como realizar este procedimento.
Desde a última sexta-feira (13), o Banco Central deu início à segunda fase do Open Banking. A partir de então, os clientes poderão pedir o compartilhamento entre instituições participantes de seus dados cadastrais, de informações de transações em contas, produtos de crédito e cartão de crédito contratados.
Vale reforçar que o compartilhamento acontece apenas mediante autorização da pessoa. Os dados são usados sempre para finalidades determinadas, e por um prazo específico.
O cliente poderá cancelar a autorização a qualquer momento — em qualquer das instituições envolvidas no compartilhamento.
Como vantagem, o cliente poderá receber ofertas de produtos e serviços mais adequados ao perfil. Os custos poderão ser mais acessíveis, de forma mais ágil e segura.
Nessa etapa, a implementação acontecerá de forma escalonada. A cada novo período, os limites aumentam até acontecer a operação completa. Estes são os dados que poderão ser compartilhados:
- Entre 13 de agosto e 12 de setembro: dados cadastrais
- Entre 13 de setembro e 26 de setembro: dados cadastrais + dados de transações relacionadas às contas corrente, de poupança e pré-pagas
- Entre 27 de setembro e 10 de outubro: todos os dados anteriores + dados de transações relacionadas a cartão de crédito e operações de crédito (como financiamentos e empréstimos)
- Entre 11 de outubro e 24 de outubro: todos os dados cadastrais e transacionais anteriores
Como liberar meus dados para consulta de outros bancos no Open Banking?
De forma geral, o procedimento de autorização do compartilhamento de dados acontecerá desse modo, conforme informado pelo G1:
- Consentimento: por meio do site ou aplicativo de alguma instituição financeira, a pessoa poderá dar a autorização para o compartilhamento de dados. O aceite será feito por meio de algum campo específico;
- Autenticação: após o consentimento, a pessoa será transferida para a interface do atual banco, por exemplo — da onde os dados serão retirados — para realizar o login de usuário;
- Confirmação: depois do login, a pessoa precisará realizar mais um aceite para confirmar a transferência das informações pessoais.
Após o consentimento, a instituição que receberá as informações deverá ter uma opção para cancelar a autorização, caso a pessoa mude de ideia. O cancelamento ocorre na mesma interface usada anteriormente.