USP anuncia volta as aulas para 4 de outubro com vacinação de alunos e professores

Plano de volta às aulas presenciais da USP prevê que funcionários já imunizados voltem ao trabalho a partir do dia 23 de agosto. Enquanto que as aulas devem retornar em outubro, mas apenas para quem recebeu as duas doses da vacina contra COVID-19.

USP anuncia volta as aulas para 4 de outubro com vacinação de alunos e professores
USP anuncia volta as aulas para 4 de outubro com vacinação de alunos e professores (Imagem/Reprodução: Universidade de São Paulo)

Após mais de um ano sem aulas presenciais, a Universidade de São Paulo está se organizando para retomar suas atividades. Um calendário para esse retorno, que deve acontecer de forma gradual, acaba de ser divulgado pela instituição.

“O ponto fulcral para o retorno das atividades presenciais é a manutenção da saúde de nossa comunidade, o que nos faz adotar uma postura mais conservadora e prudente. Estabelecemos diretrizes básicas que devem ser seguidas, mas as peculiaridades de cada Unidade de Ensino e Pesquisa devem ser levadas em consideração, demandando ajustes e adaptações às diferentes realidades locais.”, explica o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Ele ainda lembrou dos cuidados básicos que deverão ser tomados, como a higienização das mãos, o uso de álcool em gel, evitar aglomerações entre os presentes e fazer o uso individual de copos, canetas, e material em geral.

Volta às aulas presenciais na USP

A partir do dia 14 de outubro todos que estiverem completamente imunizados, ou seja, com 14 dias da segunda dose, poderão voltar às suas atividades na instituição.

Inicialmente serão priorizados os estudantes da graduação que tiverem aulas práticas, seja nos laboratórios, de campo ou exercícios.

Para quem ainda não está completamente imunizado, a instituição já afirmo que vai oferecer reposição de todas essas atividades posteriormente.

As aulas presenciais serão retomadas em outubro, mas o segundo semestre de 2021 já foi iniciado hoje na instituição.

Veja abaixo como está o calendário da instituição para esse retorno:

  • 16 de agosto: Início do segundo semestre letivo de 2021 com aulas remotas. E volta das aulas presenciais para a Escola de Aplicação e o Colégio Técnico de Lorena;
  • 23 de agosto: Retorno do trabalho presencial para os servidores que já receberam as duas doses da vacina;
  • 4 de outubro: Retomada das atividades presenciais dos cursos de graduação para os estudantes já imunizados.

Para essa volta todos aqueles protocolos já conhecidos terão que ser cumpridos.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.