Governo do Rio de Janeiro suspende aulas presenciais na capital e outras cidades

Piora no índice de transmissão da Covid-19 fez com que o governo do Rio de Janeiro suspendesse as aulas presenciais em 36 cidades, incluindo a capital. A variante Delta tem se espalhado pelo estado.

Governo do Rio de Janeiro suspende aulas presenciais na capital e outras cidades
Governo do Rio de Janeiro suspende aulas presenciais na capital e outras cidades (Imagem: Izusek /GettyImages_

Entre 9 e 13 de agosto, ou seja, dessa segunda-feira até a próxima sexta, as aulas presenciais estão suspensas em 36 cidades do Rio de Janeiro, a decisão visa conter o avanço do Coronavírus no estado.

Vale lembrar que atualmente há uma onda crescente de casos da variante Delta no estado, mas não de internações.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, falou sobre as medidas de reabertura da cidade e disse que elas não são um “liberou geral”.

“Está claro que há um novo aumento no número de casos de Covid-19 – algo que não ocorria há semanas. Isso me leva a reafirmar que eu, talvez, tenha comunicado mal. Quando anunciamos uma programação de reabertura, isso não quer dizer que a situação está sob o controle. Vou enfatizar: todo o nosso planejamento guarda relação com a evolução do cenário epidemiológico. Se continuarmos com o registro desse aumento de casos, a tendência não é de abrir, mas, fechar mais. Se o cenário epidemiológico piorar, acabou o plano de abertura”, pontuou Paes.

Municípios com aulas presenciais suspensas no Rio de Janeiro

Com a decisão, os estudantes terão que permanecer com aulas remotas, pelo menos, durante essa semana.

As escolas poderão funcionar apenas para os serviços administrativos, como a retirada de material pedagógico e do kit alimentação, além de entrega de documentos e matrícula de alunos.

Veja abaixo as cidades onde essa regra não será aplicada, ou seja, estão autorizadas a permanecer com aulas presenciais:

Angra dos Reis; Araruama; Areal; Armação de Búzios; Arraial do Cabo; Barra do Piraí; Barra Mansa; Bom Jardim; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Campos dos Goytacazes; Cantagalo; Carmo; Casimiro de Abreu; Comendador Levy Gasparian; Conceição de Macabu; Engenheiro Paulo de Frontin; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Itatiaia; Macaé; Macuco; Magé; Mangaratiba; Maricá; Mendes; Miguel Pereira; Niterói; Nova Friburgo; Paracambi; Paraíba do Sul; Paraty; Paty do Alferes; Petrópolis; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Quissamã; Resende; Rio Bonito ;Rio Claro; Rio das Ostras; Santa Maria Madalena; São Fidélis; São Gonçalo; São José do Vale do Rio Preto; Sapucaia; Saquarema; Sumidouro; Tanguá; Três Rios; Valença; Vassouras; e Volta Redonda.

Por outro lado, a rede particular de ensino deve seguir as recomendações do município em que está localizada.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.