Ensino médio retoma aulas presenciais em Rondônia visando o Enem 2021

Depois de cursarem quase dois anos no ensino remoto, estudantes de Rondônia passarão a ter aulas presenciais. A expectativa é preparar os alunos para participarem do Enem 2021 com condições de um bom desempenho.

Ensino médio retoma aulas presenciais em Rondônia visando o Enem 2021
Ensino médio retoma aulas presenciais em Rondônia visando o Enem 2021 (Imagem/Reprodução: Fundação Vivo)

Estamos há três meses da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021. E isso têm feito com que os estudantes se preocupem e acelerem os estudos.

Pensado exatamente nesses estudantes que vão participar do exame, algumas escolas de Porto Alegre, em Rondônia, decidiram retomar suas atividades exclusivamente para o terceiro ano do ensino médio.

Aulas presenciais em Porto Velho

Na escola estadual Major Guapindaia, por exemplo, foi elaborado um esquema para ofertar aos estudantes do terceiro ano as aulas que eles vão precisar para fazer as provas.

Nesse sentido, o auditório com capacidade para 400 pessoas é usado. Mas apenas 40 podem frequentar as aulas em cada um dos dois turnos, matutino e vespertino.

A ideia é fazer uma adaptação por 15 dias e só depois desse período aumentar o número de estudantes, é o que afirma a direção da escola.

“As atividades seguem no ensino híbrido. A mesma aula que o aluno tem aqui na escola também recebe aquele que está em casa. Entendemos que essa não é uma realidade do país, pois têm que ter equipamentos, internet, então há várias formas de ensino. Sabemos que há escolas em que o professor dá uma aula presencial e em outro horário, em casa, ele leciona para os alunos que estão no ensino remoto”, disse Célio Leandro da Silva, diretor da escola Major Guapindaia.

Volta às aulas segura

Apesar do avanço na imunização dos professores, com a aplicação de pelo menos a primeira dose, os estudantes com 18 anos ou menos ainda não foram vacinados.

Isso faz com que o cuidado seja redobrado dentro das escolas para evitar que eles sejam contaminados pela Covid-19. Nesse sentido, diversas medidas e melhorias nas escolas foram feitas.

Pias foram instaladas em várias unidades, dispenser de álcool em gel. E as medidas como uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento social, entre outras.

Caso a família ainda escola continuar com o ensino remoto, as aulas virtuais continuam a ser ofertadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.