A partir de hoje, 16, estará aberta a inscrição para a “xepa” da vacina. A iniciativa da Prefeitura de São Paulo (SP) será direcionada aos cidadãos que desejam antecipar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
Os adultos que tiverem tomado a primeira dose da AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer podem procurar um das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo para completar o esquema vacinal com a segunda dose.
A princípio, a “xepa” da vacina era destinada somente ao adiantamento da primeira dose da vacina. De agora em diante, é preciso que tenham tomado, a Pfizer e a AstraZenca, pelo menos, há 60 dias. Quanto à CoronaVac, o intervalo mínimo entre cada dose é de 15 dias.
A “xepa” é destinada aos cidadãos paulistas que residem, trabalham ou estudam na região de cada UBS onde será vacinado. Os interessados em adiantar a conclusão do esquema vacinal devem apresentar o comprovante de residência e documento de identidade com foto na respectiva unidade de saúde.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a “xepa” da vacina será possível em virtude do mutirão de vacinação realizado pela Prefeitura de SP no último final de semana. A ação teve o objetivo de aplicar a primeira dose do imunizante em todos os adultos com 18 anos ou mais.
Portanto, não é mais preciso que o público com mais de 18 anos se inscrevam na “xepa” da vacina para receber as primeiras doses remanescentes. De agora em diante, aqueles que se inscreveram para adiantar a segunda dose serão convocados de acordo com a ordem de inscrição.
No entanto, é preciso estar ciente de que o recebimento da segunda dose de vacinas remanescentes não é garantido, pois irá depender da disponibilidade de doses em cada UBS.
Portanto, a partir desta segunda-feira, 16, cada unidade se organizará com uma lista de espera composta por cidadãos elegíveis à conclusão do esquema vacinal, sobretudo no que compete ao intervalo entre as doses.
Essas pessoas devem se atentar aos dados fornecidos na inscrição para a “xepa” da vacina, especialmente o telefone, pois este é o meio pelo qual a UBS irá convocar os cidadãos para o recebimento das doses remanescentes.