Não quer tomar determinada vacina contra COVID-19? Prefeitura de SP toma atitude

O prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, sancionou uma lei que coloca no final da fila de vacinação aqueles que se recusarem a tomar a vacina contra Covid-19, que está disponível no posto de saúde.

Não quer tomar determinada vacina contra COVID-19? Prefeitura de SP toma atitude
Não quer tomar determinada vacina contra COVID-19? Prefeitura de SP toma atitude (Imagem: Poder 360)

A lei diz que aqueles que quiserem escolher qual vacina tomar serão penalizados.

“Aquele que for retirado do cronograma de vacinação por recusa do imunizante será incluído novamente na programação após o término da vacinação dos demais grupos previamente estabelecidos”, diz o texto.

Os cidadãos que se recusarem devem assinar um termo de recusa. Esse termo será usado para identificar aqueles que serão vacinados no final da fila e será anexado ao cadastro único do paciente na rede municipal de saúde, para que não consiga se vacinar em nenhum outro posto da cidade.

Essa regra se aplica também aos inscritos na “xepa” da vacina, ou seja, aqueles que tomam a vacina no final do dia, as doses que sobraram. 

O único grupo que pode ser imunizado apenas com o imunizante mais adequado são gestantes, puérperas e pessoas com comorbidade comprovada por recomendação médica.

A proposta de lei é de autoria do vereador e médico Carlos Bezerra Jr. (PSDB) e foi aprovado no dia 16 de julho. De acordo com o vereador, a intenção é evitar os “sommeliers” de vacinas na cidade,  pessoas que querem escolher qual imunizante tomar.

Imunização

Com a intenção de facilitar e agilizar o tempo de vacinação contra a covid-19, a prefeitura de São Paulo criou um serviço online que monitora como está o tamanho da fila em todos os postos da capital paulista. Para conferir o ‘filômetro’ no posto onde deseja ir, basta acessar o site De Olho na Fila.

Selecionando um posto de vacinação, há uma indicação por cor de como está a situação. Verde significa sem filas; amarelo é uma fila pequena; laranja é quando está média; vermelho é sinônimo de fila grande; e cinza é de locais sem dados disponíveis.

Calendário de vacinação

  • Terça (3): segunda dose de todos os grupos + repescagem de 28 e 29 anos
  • Quarta (4): 27 anos
  • Quinta (5): 26 anos
  • Sexta (6): 25 anos
  • Sábado (7): mutirão de vacinação de segunda dose para todos os grupos