Quais documentos apresentar como contra prova ao pente fino do INSS?

O orçamento destinado à Previdência Social foi cortado neste ano. Diante disso, foi necessário realizar cortes nos benefícios dos segurados. Assim será realizado o pente fino do INSS, com o intuito de cortar despesas. Saiba quais documentos apresentar para se proteger do pente fino.

Quais documentos apresentar como contra prova ao pente fino do INSS?
Quais documentos apresentar como contra prova ao pente fino do INSS? (Imagem: Arquivo CORREIO)

Esse procedimento é feito pelo Instituto, sempre que apresenta indícios de irregularidade nos pagamentos. Assim, os aposentados e pensionistas são informados que o seu benefício está sendo analisado.

Como funciona o pente-fino?

O pente-fino pode acarretar no bloqueio ou cancelamento do benefício. Mas, o órgão entra em contato para o envio de documentações a fim de garantir o direito ao pagamento.

É preciso que os segurados mantenham os dados atualizados, principalmente as informações úteis para que o órgão entre em contato, como endereço e números para contato.

O INSS pode enviar carta ou e-mail. Após a notificação, o segurado possui o prazo de até 60 dias para apresentar os documentos solicitados

O que fazer caso eu caia no Pente-Fino?

Analise bem os documentos pedidos pelo INSS na comunicação (cumprimento de exigências) que foi enviada para você, principalmente se você estiver recebendo um benefício por Incapacidade.

É necessário que você tenha em mãos todos os seus atestados, receitas e exames atualizados para comprovar que você é incapaz para trabalhar.

Reúna toda a documentação e se certifique que não faltou nada. Feito isso, você deve acessar o site do Meu INSS e utilizar o serviço “Cumprimento de Exigência”.

Ao entrar no serviço, siga os procedimentos indicados pelo site a fim de conseguir anexar toda a sua documentação.

Há também a possibilidade de efetuar o cumprimento de exigência pessoalmente, entregando todos os seus comprovantes nas mãos dos servidores do INSS.

Pente-fino do INSS para benefícios com mais de dez anos

O instituto possui até 10 anos para efetuar a revisão da aposentadoria e pensão concedida. Depois desse período, a análise não é mais permitida, com exceção de indício de fraude ou má-fé. Nesse caso, depois de dez anos, os beneficiários poderão ser convocados para apresentar alguma exigência.

Se houver alguma solicitação de documentos, estes devem ser enviados. Caso os documentos solicitados não possam ser entregues a orientação é necessário buscar os órgãos públicos responsáveis pelo mesmo.