Peritos do INSS ameaçam greve nacional para esta quinta-feira (12)

Nesta quinta-feira (12), a Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP) irá votar a possibilidade de aderir a uma greve nacional. Os peritos do INSS têm como objetivo acabar com as perícias presenciais solicitadas com o pente fino.

Peritos do INSS ameaçam greve nacional para esta quinta-feira (12)
Peritos do INSS ameaçam greve nacional para esta quinta-feira (12) (Imagem: Reprodução Agência Brasil)

Neste mês de agosto o INSS começou a convocar beneficiários do auxílio doença e do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para realizar a perícia médica ou o envio de documentações. A ação faz parte do pente fino que visa descobrir pagamentos indevidos e fraudes e, assim, reduzir os gastos públicos.

Porém, segundo os peritos do INSS, a ação fez com que o número de pessoas aumentasse nas agências. Com isso, os servidores e segurados ficaram ainda mais expostos à contaminação por Covid-19.

Diante dessa situação, os peritos do INSS, por meio da ANMP, entraram na Justiça com uma ação coletiva para suspender o pente-fino. Segundo a associação, o retorno da perícia é uma improcedência sanitária, social e econômica, devido a atual situação de pandemia de Covid-19.

No texto entregue a Justiça, a ANMP afirma que a contaminação dos servidores por Covid-19 cresceu após a aglomeração de segurados nas agências da Previdência Social. Como até o momento, o INSS não tomou nenhuma atitude, os peritos do INSS irão decidir hoje a possível paralisação.

De acordo com a ANMP, o retorno das perícias médicas presenciais está acontecendo sem atender critérios sanitários básicos. Por esse motivo, desde setembro do ano passado, a entidade envia ofícios ao Ministério da Economia alertando sobre a situação.

Porém, após quase quinhentos ofícios, nenhuma iniciativa concreta foi adotada pela administração. A decisão da adesão ou não da greve irá acontecer hoje (12), às 19h. Assim, caso a greve seja adotada, o andamento do pente fino do INSS será prejudicado.

Cerca de 170 mil benefícios com suspeitas de irregularidades serão revisados durante o pente fino. O INSS já enviou as convocações por meio dos canais oficiais: site ou aplicativo Meu INSS, mensagens de texto (pelo número 280-41) ou carta.

O pente fino iniciado agora em agosto irá se estender até o mês de dezembro deste ano. O foco da perícia médica são os segurados que recebem o benefício por incapacidade temporária. Porém, são os benefícios que não tenham data de cessação ou que estão há mais de seis meses sem passar pela perícia.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.