Não quero mais receber o auxílio emergencial, posso cancelar minha participação?

Nova rodada do auxílio emergencial já tem data anunciada. A partir do próximo dia 18, os segurados do projeto passarão a receber a quinta parcela de 2021. No entanto, quem tiver conseguido uma nova fonte de renda e desejar cancelar sua inscrição precisa ficar atenta aos procedimentos. Saiba o que fazer.

Não quero mais receber o auxílio emergencial, posso cancelar minha participação? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Não quero mais receber o auxílio emergencial, posso cancelar minha participação? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Há meses o governo federal vem estendendo a concessão do auxílio emergencial para os brasileiros afetados pela pandemia. Concedido desde abril deste ano, o projeto vem ajudando mais de 30 milhões de pessoas incluindo os segurados do Bolsa Família.

Posso cancelar meu auxílio emergencial?

Uma vez registrado, o cidadão que quiser se desvincular do projeto não poderá mais cancelar sua candidatura. Isso porque, o Ministério da Cidadania não abriu nenhum canal para a suspensão das mensalidades.

De modo geral, o desligamento só ocorre quando são identificadas irregularidades ou documentadas ações que fogem das regras de concessão. Isso implica dizer que o titular pode não cancelar seu benefício, mas ainda assim tem a possibilidade de ser cancelado.

O que pode cancelar meu auxílio emergencial?

Para a grande maioria das pessoas que tiveram o nome excluído do projeto, ocorreram as seguintes situações:

  • Beneficiário que passou a trabalhar com registro na carteira de trabalho;
  • Cidadão que se tornou político, executando um mandato eletivo;
  • Pessoa que passou a ter renda tributável acima do teto de R$ 28.559,70;
  • Cidadão que adquiriu bens acima do teto de R$ 300.000;
  • Sujeito componente de família já contemplada pelo programa.
  • Contrato de emprego formal ou de trabalho intermitente;
  • Benefício previdenciário, assistencial, trabalhista ou programa de transferência de renda;
  • Morte ou CPF vinculado à pensão por morte;
  • Preso em regime fechado ou CPF vinculado ao auxílio-reclusão;
  • CPF não identificado;
  • Bolsa estudantil.

Como saber se minha inscrição ainda é válida?

Para verificar se ainda é um beneficiário, basta acessar a página da Dataprev. Nela, informe seu nome completo, número do CPF e data de nascimento. Depois, clique em não sou um robô e selecione a consulta.

Sendo ainda um beneficiário a tela exibirá a aprovação de seu cadastro. Já no caso daqueles excluídos, aparecerá um informe dizendo que os dados repassados não constam no sistema do programa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.