Concurso de Bombeiros do RJ finaliza período de inscrições nesta semana

O Concurso de Bombeiros do RJ está próximo de encerrar as inscrições, com previsão para o término no dia 13 de agosto, ainda nesta semana. De maneira geral, a corporação oferece 3 mil vagas temporárias, sendo 2.548 para os soldados e 452 reservadas para oficiais do quadro da Saúde.

Concurso de Bombeiros do RJ finaliza período de inscrições nesta semana
Concurso de Bombeiros do RJ finaliza período de inscrições nesta semana (Imagem: Extra Online)

O edital do concurso está disponível no site da Funrio. Além disso, as vagas destinadas para soldados são distribuídas entre posições de combatente, pilotos de combate (que exigem carteira de motorista na categoria B), salva-vidas e técnicos de enfermagem e primeiros socorros.

As oportunidades para os oficiais temporários são na área da saúde, e os cargos são: médicos (especializações diversas), enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Para cargos temporários de soldado, os candidatos devem ter concluído o ensino médio. No caso de oportunidades para técnicos de enfermagem, são obrigatórios cursos técnicos na área.

A formação exigida pelo funcionário é o nível de ensino superior na área de interesse. No caso de médicos especialistas, também é necessária a especialização correspondente à vaga do Concurso de Bombeiros.

De acordo com a corporação, como prevê o Serviço Militar Temporário (SMTV), além da escolaridade, a idade máxima para ocupar o posto de praça temporário é de 25 anos e a de oficial temporário, de 35 anos.

Etapas do Concurso de Bombeiros

As provas do concurso serão realizadas no dia 10 de outubro. O processo seletivo terá as seguintes etapas de avaliação dos candidatos:

  • Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões para soldados e 60 para Oficiais;
  • Teste de aptidão física, de caráter eliminatório para todos os candidatos;
  • Teste de habilidades específicas, de caráter eliminatório, para a vaga de Soldado Guarda-Vidas;
  • Exame de saúde, de caráter eliminatório;
  • Curso de Formação de Soldado BME.

A prova objetiva será realizada no dia 10 de outubro nas cidades de Rio de Janeiro, Petrópolis, Magé, Nova Friburgo, Teresópolis, Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Barra do Piraí, Vassouras, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Miracema, Macaé, Cabo Frio, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Nilópolis, Angra dos Reis, Itaguaí, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí.

O local de realização da prova do Concurso de Bombeiros sairá no dia 1º de outubro em edital de convocação no Diário Oficial do Estado. Para mais informações referentes as provas, confira o cronograma completo.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!