Concurso do Exército encerra inscrições em breve para cursos de engenharia

As inscrições para o concurso do Exército está próxima do encerramento, prevista até o dia 31 de agosto. O edital conta com 22 vagas para formação de oficiais do Quadro de Engenheiros Militares.

Concurso do Exército encerra inscrições em breve para cursos de engenharia
Concurso do Exército encerra inscrições em breve para cursos de engenharia (Imagem: EB)

Os aprovados realizarão curso de formação no Instituto Militar de Engenharia (IME), localizado na cidade do Rio de Janeiro, com duração de um ano letivo.

Para participar, é necessário que os interessados cumpram algumas exigências, tais como:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter concluído com aproveitamento, até o ato da matrícula, a graduação em engenharia plena, em área de engenharia objeto do concurso, que o habilite ao exercício da profissão
  • Ter, no máximo, 26 anos de idade, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano da matrícula
  • Possuir altura mínima de 1,60m para os candidatos do sexo masculino e 1,55m para as candidatas do sexo feminino;
  • Não ter filho ou dependente;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, se for o caso.

Curso de formação do Concurso do Exército

O Curso de Formação(CFrm) possui a duração de um ano e apresenta currículos orientados a atender a formação do oficial, proporcionando-lhe a instrução militar e a adaptação profissional para o seu ingresso no QEM.

Ao ingressar no CFrm, o candidato deverá adquirir a condição de militar e de aluno do Curso Básico de Formação Militar do QEM (CBFM/QEM). Caso seja aprovado neste curso, será matriculado no Curso de Formação Específica do QEM (CFE/QEM).

Durante o período em que estiver matriculado no CBFM/QEM ou no CFE/QEM, o candidato ao QEM é considerado, para fins de curso, como primeiro-tenente do Quadro de Material Bélico, da reserva de 2ª Classe, fazendo jus ao salário inicial de R$ 8.245,00. Com possibilidade de receber promoções com os correspondentes novos proventos de acordo com a legislação em vigor.

Após o término do curso, o aluno será incluído no QEM, na forma da legislação em vigor. A ascensão a um grau hierárquico superior ocorrerá por meio de promoção e depende do atendimento de requisitos próprios, podendo chegar até ao posto de General de Divisão.

Como se inscrever no Concurso do exército

Vale destacar que as inscrições para o concurso do Exército serão recebidas até 31 de agosto, mediante o preenchimento de formulário disponível no site. O valor da taxa é de R$ 100.

Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações por meio do e-mail [email protected], além dos telefones (21) 2546-7007 e 2546-7132.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!