Após falta de doses, RJ suspende vacinação nesta quarta-feira (11)

Campanha de vacinação contra o novo coronavírus é suspensa no Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (11), os cariocas que estavam com agendamento marcado para receberem o imunizante tiveram que esperar. Devido a falta de doses em estoque, o prefeito Eduardo Paes suspendeu o andamento as filas.

Após falta de doses, RJ suspende vacinação nesta quarta-feira (11) (Imagem: Agência Brasília)
Após falta de doses, RJ suspende vacinação nesta quarta-feira (11) (Imagem: Agência Brasília)

Manter a população imune contra o novo coronavírus tem sido o principal desafio dos governadores e prefeitos brasileiros. No Rio De janeiro, a campanha de vacinação foi suspensa por falta de medicamentos. A gestão da cidade explicou que não recebeu novos lotes por parte do Ministério da Saúde.

“Infelizmente fomos informados que as vacinas previstas para hoje só chegarão nessa madrugada. Isso nos leva a ter que suspender a vacinação da primeira dose no dia de amanhã [quarta-feira]. Muito provavelmente retornamos na quinta. Em tempo: parte dessas 10Mi [milhões] de doses estão lá desde 04/08!”, afirmou o prefeito em suas redes sociais.

Queixas contra o governo federal

Além de informar que estaria congelando o cronograma, Paes utilizou seu perfil para relatar reclamações contra o Ministério da Saúde. O gestor explicou que novamente a região foi prejudicada pela falta de planejamento e distribuição das vacinas.

Diante do ocorrido, a previsão é de que a aplicação da 1º dose para o atual grupo prioritário passe a ocorrer a partir desta quinta-feira (12). Nesse momento, os convocados são os jovens acima dos 24 anos.

“O ministério tem 11,9 milhões de doses recebidas em seu estoque e a gente está esperando a confirmação do envio para hoje. Infelizmente, está tendo um atraso muito grande entre o recebimento por parte dos produtores que entregam ao Ministério da Saúde e o repasse aos estados”, afirmou Soranz, secretário municipal.

“É muito importante que o ministério acelere para que a gente não precise interromper o calendário. Eles disseram que estão providenciando a pauta de distribuição e devem liberar ainda esta manhã para que as vacinas cheguem, no máximo, até o fim da tarde“, concluiu.

Até essa terça-feira (25), a vacinação ocorria para quem tinha 25 anos. Com o atraso, espera-se que a secretaria publique um novo cronograma com as datas atualizadas até o fim do dia.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.