Conta de luz tem novo reajuste e sobe para 1,6 milhões de cidadãos

Na última terça-feira (3), a concessionária de energia EDP anunciou que a conta de luz dos moradores do Espirito Santo teria um reajuste. O aumento, em média, de 9,75% passou a valer no sábado (7).

Conta de luz tem novo reajuste e sobe para 1,6 milhões de cidadãos
Conta de luz tem novo reajuste e sobe para 1,6 milhões de cidadãos (Imagem: Divulgação/EDP)

O aumento da conta de luz dos capixabas foi homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os consumidores residenciais tiveram um reajuste de 9,81%. Dessa maneira, uma casa que pagava R$ 100 passará a pagar R$ 109,81.

Os consumidores em alta tensão, como indústrias e estabelecimentos comerciais, o percentual do aumento foi de 6,89%. Dessa maneira, o aumento na conta de luz no Espirito Santo foi, em média, de 9,75%.

É importante saber que 25,5% da conta de luz são destinados à EDP, 37,90% ao pagamento de despesas com geração e transmissão de energia e, por fim, 36,6% aos encargos e tributos.

De acordo com a concessionária, o reajuste foi necessário de vido a elevação no custo de compra de energia e a atualização dos custos de prestação dos serviços.

O aumento na compra de energia aconteceu por causa da crise hídrica que o país está passando e que pode gerar racionamento nos próximos meses. O setor elétrico brasileiro é regulado pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM).

Diante do reajuste é necessário que os capixabas passem a economizar no consumo diário de energia elétrica. Diante disso , as dicas para economizar são: tirar os eletrodomésticos da tomada, desligar a luz nos cômodos que não estão sendo utilizados, aproveitar a luz natural e usar a televisão em um único cômodo.

O reajuste de 9,75% só é válido para as regiões do Espírito Santo que são atendidas pela concessionária EDP. A Distribuição atende 70 dos 78 municípios do ES e sua concessão tem vigência até 16 de julho de 2025.

Dessa, maneira, a região noroeste do estado, que é atendida pela empresa Luz e Força Santa Maria, não sofreu com o aumento na conta de luz. Veja abaixo quais são esses municípios:

  • Águia Branca;
  • Alto Rio Novo;
  • Colatina, Marilândia;
  • Governador Lindenberg;
  • Pancas;
  • Santa Teresa (distritos de Santo Antônio do Canaã, São João de Petrópolis e 25 de Julho);
  • São Domingos do Norte;
  • São Gabriel da Palha;
  • São Roque do Canaã;
  • Vila Valério.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.