Na última terça-feira (3), a concessionária de energia EDP anunciou que a conta de luz dos moradores do Espirito Santo teria um reajuste. O aumento, em média, de 9,75% passou a valer no sábado (7).
O aumento da conta de luz dos capixabas foi homologado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os consumidores residenciais tiveram um reajuste de 9,81%. Dessa maneira, uma casa que pagava R$ 100 passará a pagar R$ 109,81.
Os consumidores em alta tensão, como indústrias e estabelecimentos comerciais, o percentual do aumento foi de 6,89%. Dessa maneira, o aumento na conta de luz no Espirito Santo foi, em média, de 9,75%.
É importante saber que 25,5% da conta de luz são destinados à EDP, 37,90% ao pagamento de despesas com geração e transmissão de energia e, por fim, 36,6% aos encargos e tributos.
De acordo com a concessionária, o reajuste foi necessário de vido a elevação no custo de compra de energia e a atualização dos custos de prestação dos serviços.
O aumento na compra de energia aconteceu por causa da crise hídrica que o país está passando e que pode gerar racionamento nos próximos meses. O setor elétrico brasileiro é regulado pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM).
Diante do reajuste é necessário que os capixabas passem a economizar no consumo diário de energia elétrica. Diante disso , as dicas para economizar são: tirar os eletrodomésticos da tomada, desligar a luz nos cômodos que não estão sendo utilizados, aproveitar a luz natural e usar a televisão em um único cômodo.
O reajuste de 9,75% só é válido para as regiões do Espírito Santo que são atendidas pela concessionária EDP. A Distribuição atende 70 dos 78 municípios do ES e sua concessão tem vigência até 16 de julho de 2025.
Dessa, maneira, a região noroeste do estado, que é atendida pela empresa Luz e Força Santa Maria, não sofreu com o aumento na conta de luz. Veja abaixo quais são esses municípios:
- Águia Branca;
- Alto Rio Novo;
- Colatina, Marilândia;
- Governador Lindenberg;
- Pancas;
- Santa Teresa (distritos de Santo Antônio do Canaã, São João de Petrópolis e 25 de Julho);
- São Domingos do Norte;
- São Gabriel da Palha;
- São Roque do Canaã;
- Vila Valério.