Falta de resposta após pedido do auxílio doença e perícia médica tem solução on-line

Pontos-chave
  • Trabalhadores sem resposta do auxílio doença devem revisitar seus cadastros;
  • Documentações em falta ou desatualizadas prolongam tempo de avaliação dos benefícios;
  • Correções devem ser feitas em até 24h após a aprovação da perícia.

Falta de resposta do INSS deve acarretar em correções pelo segurado. Há semanas a população vem relatando não obter retorno da previdência social federal sobre a concessão do auxílio doença. Apesar dos atuais atrasos por parte da previdência, o cidadão deve ficar atento, pois o silêncio pode significar erro em seus informes. Saiba como corrigir.

Falta de resposta após pedido do auxílio doença e perícia médica tem solução on-line (Imagem: Reprodução/ ES Brasil)
Falta de resposta após pedido do auxílio doença e perícia médica tem solução on-line (Imagem: Reprodução/ ES Brasil)

Se você vem tentando ter acesso ao auxílio doença e não consegue resposta do INSS, fique ligado. De acordo com os últimos informes concedidos pelo órgão, há cerca de 650 mil trabalhadores que não tiveram a conclusão da análise por causa de erros na hora da solicitação.

O que diz o INSS sobre os atrasos?

De acordo com os dados da previdência, entre janeiro e junho deste ano cerca de 650.477 trabalhadores que solicitaram o auxílio doença não conseguiram ter uma resposta após a conclusão da perícia médica.

Mesmo com os exames validados, o órgão exige ainda a avaliação de uma série de documentações e informes de identificação pessoal, renda e questões trabalhistas. Havendo erro em alguns dos registros citados, o benefício permanece travado.

Como resolver essas pendências?

Uma vez em que a perícia é aprovada, o cidadão pode ligar em até 24, para o 135, solicitando que o atendente verifique se há mais alguma questão que deve ser resolvida.

Em caso de falta de atualização dos documentos e erros cadastrais, basta perguntar o que precisa ser revisto e resolver a situação diretamente pelo Meu INSS.

Ao abrir a plataforma, se direcione até a opção “Agendamento/Solicitações”. Depois, fotografe os documentos solicitados com uma boa resolução e passe a anexa-los em seu cadastro. Se ainda assim, após a conclusão de todos os critérios do INSS não for liberada uma resposta, é possível entrar com uma ação judicial contra o órgão.

Nesse caso, o segurado deve estar acompanhado de um advogado público ou particular, responsável por solicitar um mandado de segurança que exigirá o retorno imediato do INSS. A depender da análise da justiça, o solicitante pode receber o abono e ainda demais valores de forma retroativa.

Passo a passo para o agendamento da perícia médica

  • Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS;
  • Clique em “Crie sua conta Gov.br”;
  • Selecione uma das opções de cadastro disponíveis;
  • Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
  • Crie uma senha pessoal segura;
  • Confirme os dados pessoais.
  • Faça login no sistema;
  • Escolha a opção “Agende sua Perícia”;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

Lista de possíveis erros identificados no pós-perícia

  • Erro em dados cadastrais, como nome errado, número do CPF divergente ou ausente, NIT (Número de Registro do Trabalhador) não vinculado
  • Vínculos e remunerações que não constam no Cnis (extrato de contribuições) ou constam de forma divergente
  • Ausência da carteira de trabalho ou do DUT (Declaração de Último Dia Trabalhado)
  • Contribuição com o valor menor que o devido
  • Período sem contribuição
  • Necessidade de analisar documentos que comprovem que o segurado é trabalhador rural
Falta de resposta após pedido do auxílio doença e perícia médica tem solução on-line (Imagem: Reprodução/O Globo)
Falta de resposta após pedido do auxílio doença e perícia médica tem solução on-line (Imagem: Reprodução/O Globo)

Documentos exigidos pelo INSSS para a concessão do auxílio

  • RG, CPF e comprovante de residência
  • Carteira de trabalho
  • DUT (Declaração de Último Dia Trabalhado)
  • Guias e carnês do INSS para os contribuintes individuais
  • Provas da atividade rural

Procedimentos de envio pelo Meu INSS

  • Os documentos devem ser digitalizados ou fotografados
  • Cada um pode ter, no máximo, 5 MB
  • Para enviar, em “Agendamentos/Solicitações”, clique em “Auxílio-doença (Acerto Pós Perícia)” e, depois, na lupa
  • Vá em “Anexos”
  • Clique em “Novo” e, depois” em “Anexar”
  • Escolha o arquivo a ser enviado
  • É preciso fazer o mesmo procedimento para cada documento

Prazos para retorno

É válido ressaltar que no calendário do auxílio doença o INSS tem até 45 dias para poder aprovar ou reprovar a solicitação. Dentro desse prazo, não havendo um retorno é possível iniciar uma reclamação na ouvidoria da previdência.

Em último caso é que ele deve recorrer a justiça, tendo o período de resolução a depender da análise do processo.

Demais prazos de resposta do INSS:

  • Salário-maternidade: 30 dias
  • Aposentadoria por invalidez comum e acidentária: 45 dias
  • Auxílio-doença comum e por acidente do trabalho: 45 dias
  • Pensão por morte: 60 dias
  • Auxílio-reclusão: 60 dias
  • Auxílio-acidente: 60 dias
  • Benefício assistencial à pessoa com deficiência: 90 dias
  • Benefício assistencial ao idoso: 90 dias
  • Aposentadorias, salvo por invalidez: 90 dias

Fonte: Folha de São Paulo.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.