Pente fino do INSS começa no próximo mês; proteja seu salário da suspensão

Pontos-chave
  • INSS anuncia nova operação pente fino;
  • Segurados do auxílio doença terão seus cadastros revisados;
  • Convocados devem atualizar a documentação em até 30 dias.

INSS anuncia início de nova operação pente fino. A partir de agosto, os servidores da previdência social federal estarão realizando mais uma ação força tarefa para aplicar cortes na folha orçamentária do órgão. A previsão é de que cerca de 170 mil beneficiários passem pela análise. Saiba como se proteger.

Pente fino do INSS começa no próximo mês; proteja seu salário da suspensão (Imagem: Reprodução Agência Brasil)
Pente fino do INSS começa no próximo mês; proteja seu salário da suspensão (Imagem: Reprodução Agência Brasil)

A operação pente fino do INSS é a principal responsável por realizar cortes na folha de pagamentos da previdência. Por meio dela o órgão passa a monitorar o cadastro dos segurados de modo que excluía aqueles que apresentem erros em suas documentações e demais informes.

Auxílio doença na mira dos cortes

Neste lote da fiscalização, o benefício avaliado será o auxílio doença. Isso significa dizer que os beneficiários com entrada por meio de sua solicitação precisam revisar suas documentações e especificamente os informes de saúde.

A previsão é de que parte significativa dos excluídos tenham os salários cortados por falta de documentações médicas. Isso significa dizer que é preciso ter a perícia concedida pelo INSS e também reunir demais informes, como laudos, exames, etc.

Convocação para revisão

Antes de aplicar os cortes, o INSS notificará o segurado para que ele possa corrigir os erros detectados. Nesse caso, o informe deverá ser enviado por correspondência, SMS e também ficará disponível no Meu INSS.

Assim que receber a notificação, o cidadão terá até 30 dias para reajustar o que lhe foi solicitado. No caso daqueles que precisarem de perícia médica, será preciso realizar o agendamento prévio, ficando sujeito à atrasos gerenciados pelo próprio órgão.

Conseguindo ser atendido, o sujeito tem acesso ao resultado de seus exames a partir das 21h do dia em que fez o procedimento. Para isso, basta selecionar a opção “Laudos Médicos”, onde haverá os detalhamentos de sua perícia sendo possível recorrer em uma decisão contrária.

Como agendar perícia médica do inss?

  • Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
  • Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  • Compareça na data marcada.

Quais regras exigidas pelo auxílio doença?

Para permanecer recebendo o abono é preciso:

  • Possuir 12 contribuições mensais à Previdência Social;
  • Estar incapacitado temporariamente para o trabalho;
  • Comprovar, por meio de laudos e consultas, os problemas de saúde que impossibilitam o trabalho;
  • Estar afastado do trabalho há mais de 15 dias consecutivo, devido à mesma doença; ou
  • Estar afastado do trabalho há mais de 15 dias intercalado, em um prazo de 60 dias, por causa da mesma doença.
Pente fino do INSS começa no próximo mês; proteja seu salário da suspensão (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Pente fino do INSS começa no próximo mês; proteja seu salário da suspensão (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Documentos exigidos na atualização:

  • Documento original de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS);
  • Documentos médicos originais do beneficiário (exames, laudos, receitas para comprovar a doença e o tratamento)
  • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), se houver;
  • O procurador ou representante legal, se houver, também deve levar documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF

Etapas de atualização do cadastro

Uma vez em que conseguiu regularizar todos os informes acima, já sendo avaliado pela perícia, basta acessar o Meu INSS e renovar seu cadastro. Para isso, siga as etapas abaixo:

  • Acesse o site gov.br/meuinss ou utilize o aplicativo Meu INSS
  • Entre com o número do seu CPF e a senha (se não tem, cadastre)
  • No alto da tela, procure por “Meu Cadastro” e clique nessa opção
  • A tela exibirá seu nome, número de documentos e dados de contato
  • Confira se o seu telefone, email e endereço estão corretos
  • Se necessário, clique em “Editar dados de contato” e faça as correções

É válido ressaltar que se em 30 dias o sujeito convocado não fizer as correções citadas, ele perde o direito de receber seu benefício. Nesse caso, o valor do auxílio é suspenso e só poderá ser reativo sob ordenação judicial.

Para se manter por dentro das principais notícias do INSS, acompanhe nossa página previdenciária exclusiva. Por meio dela você tem acesso aos calendários de pagamento, convocações e mais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.