Quando começa o calendário de pagamentos do INSS para salário maior que o piso?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) segue efetuando os pagamentos dos salários previdenciários para os aposentados, pensionistas e demais beneficiários. O cronograma atual foi estabelecido ainda em 2020, para que começasse a vigorar este ano a todo o vapor. 

Quando começa o calendário de pagamentos do INSS para salário maior que o piso?
Quando começa o calendário de pagamentos do INSS para salário maior que o piso? Respostas reveladas. (Imagem: Shutterstock)

Os salários do INSS se relacionam às aposentadorias, pensões por morte e demais auxílios, como o de doença e acidente. Estes beneficiários normalmente são divididos em duas etapas regidas por calendários distintos. 

Isso porque, enquanto o primeiro calendário contempla aqueles segurados que recebem benefícios equivalentes a um salário mínimo, os demais devem aguardar pelo cronograma responsável por pagar quantias superiores ao piso nacional de R$ 1.100. Para este último grupo, a data de pagamento mais próxima é no dia 2 de agosto. 

É importante mencionar que assim como acontece no programa de transferência de renda, Bolsa Família, o INSS também organiza a ordem de depósito dos salários com base no Número de Identificação Social (NIS).

Neste caso, considera-se o dígito final do NIS, ou seja, os beneficiários cujo NIS termina em 1 recebem no dia 2 de agosto, e assim por diante, até terminar no dia 6 de agosto.

O calendário para quem recebe um salário mínimo começou ontem, 26 de julho, para o NIS final 1. Outro detalhe que deve ser considerado é que enquanto o calendário para pagamentos referente ao piso nacional segue a ordem do último dígito do NIS individualmente, o cronograma para salários mais elevados paga os segurados em dupla da seguinte forma: NIS final 1 e 6, 2 e 7, 3 e 8, 4 e 9, 5 e 0. 

É válido lembrar sobre a existência de um terceiro calendário em vigor junto ao INSS. Este é direcionado aos segurados que entraram com uma ação judicial requerendo a concessão ou correção de algum benefício previdenciário. 

Essas pessoas recebem os salários mensalmente com a devida correção, bem como os atrasados. O calendário estabelecido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) é o seguinte:

Mês de julgamento da ação Mês de liberação dos valores pelo CJF Mês de pagamento dos atrasados 
Abril de 2021 Maio de 2021 Junho de 2021
Maio de 2021 Junho de 2021 Julho de 2021
Junho de 2021 Julho de 2021 Agosto de 2021
Julho de 2021 Agosto de 2021 Setembro de 2021
Agosto de 2021 Setembro de 2021 Outubro de 2021
Setembro de 2021 Outubro de 2021 Novembro de 2021
Outubro de 2021 Novembro de 2021 Dezembro de 2021
Novembro de 2021 Dezembro de 2021 Janeiro de 2022
Dezembro de 2021 Janeiro de 2022 Fevereiro de 2022

O INSS efetua o pagamento dos seguintes benefícios previdenciários:

  • Aposentadoria especial;
  • Abono anual ou décimo terceiro salário;
  • Aposentadoria por idade;
  • Auxílio doença;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição atingido;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Auxílio Reclusão;
  • Benefício assistencial ao idoso e ao deficiente (LOAS);
  • Auxílio acidente;
  • Pensão por morte;
  • Reabilitação profissional;
  • Salário-maternidade;
  • Salário-família.

Calendário de pagamentos do INSS

Quando começa o calendário de pagamentos do INSS para salário maior que o piso?
Quando começa o calendário de pagamentos do INSS para salário maior que o piso? (Imagem: INSS)

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.