Cidade do Rio de Janeiro abre cadastro para Tarifa Social no transporte público

A Tarifa Social no transporte público permite que pessoas entre 6 a 64 anos paguem metade do valor da passagem de ônibus municipais. A prefeitura arca com o restante do valor da tarifa cobrada no transporte.

Cidade do Rio de Janeiro abre cadastro para Tarifa Social no transporte público
Cidade do Rio de Janeiro abre cadastro para Tarifa Social no transporte público (Imagem: divulgação/Rio Lagos)

Na última segunda-feira (26), a prefeitura de Saquarema (RJ) abriu o pré-cadastro para Cartão Tarifa Solidária. As inscrições para o Tarifa Social no transporte público ficará aberta até está quarta-feira (28).

O pré-cadastro on-line não é obrigatório, porém, tem como objetivo agilizar o atendimento durante o cadastramento físico. No pré-cadastro é preciso preencher o formulário com os dados pessoais e de endereço.

O pré-cadastro é feito no site Benefício Tarifa Rio. Após essa etapa, será solicitada a presença do morador em um dos pontos de cadastramento para a coleta da foto, execução da biometria e apresentação dos documentos.

A lista com os endereços dos pontos de cadastramento ainda será divulgada pela Prefeitura de Saquarema. Quem não fizer o pré-cadastro ainda poderá se se inscrever no programa Cartão Tarifa Solidária na segunda etapa.

Essa acontecerá entre os dias 29 de julho a 29 de agosto, de forma presencial. Com o Cartão Tarifa Solidária, os moradores de 6 a 64 anos pagarão 50% da tarifa cobrada nos ônibus municipais.

Atualmente, o valor da tarifa do transporte público em Saquarema é de R$ 3,85. Com o cartão da Tarifa Social, o idoso irá pagar R$ 1,95. A outra parte da passagem é quitada pela prefeitura. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Transporte e Serviços Públicos em parceria com a empresa Riocard Mais.

Com o desconto, os moradores conseguiram economizar 50% do valor da renda que era destinada para o uso do transporte público. Dessa maneira, é uma forma de possibilitar a locomoção da população, mesmo diante de uma crise econômica.

O cartão do Tarifa Social é pessoal e intransferível. Para ter acesso ao desconto, o morador precisa apresentar ao validador para a liberação da roleta. O cartão não possui limite diário de corridas e poderá ser utilizado nas linhas do sistema de transporte municipal de Saquarema.

O transporte municipal é de responsabilidade da Rio Lagos. Para mais informações sobre o Cartão Tarifa Solidária, o cidadão pode acompanhar as postagens nas redes sociais ou no site da Prefeitura de Saquarema.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Cidade do Rio de Janeiro abre cadastro para Tarifa Social no transporte público

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, além de realizar consultoria de redação on-line.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA