Carteira de Trabalho Digital: Como acessar, fazer login e programas disponíveis

Pontos-chave
  • O aplicativo Carteira de Trabalho Digital foi criado em 2017 e está disponível para aparelhos com o sistema Android e iOS;
  • Com a ferramenta é possível conferir as informações do profissional e dos contratos de trabalho;
  • A Carteira de Trabalho Digital já substitui o documento impresso desde 2019;

O aplicativo Carteira de Trabalho Digital foi criado em 2017 e está disponível para aparelhos com o sistema Android e iOS. Com a ferramenta é possível conferir as informações do profissional e dos contratos de trabalho.

Carteira de Trabalho Digital: Como acessar, fazer login e programas disponíveis
Carteira de Trabalho Digital: Como acessar, fazer login e programas disponíveis (Imagem: Reprodução/Jornal Contábil)

A Carteira de Trabalho Digital já substitui o documento impresso desde 2019. Sendo assim, no momento de assinar basta informar o número do CPF para o empregador. Com isso, o empregador preenche as informações no eSocial.

Além disso, todas as anotações, como férias e salário, são feitas agora de forma eletrônica. Mesmo sendo usada a ferramenta digital, o documento impresso é usado para comprovar o tempo de trabalho antes de 2017. O número continua o mesmo, porém, a versão digital não pode ser usada como identificação civil.

Serviços da Carteira de Trabalho Digital

  • Contribuições do FGTS;
  • Histórico trabalhista;
  • Valores do abono salarial PIS;
  • Solicitar o seguro desemprego;
  • Consultar valores e prazos de pagamentos do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).

Acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital

  • Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
  • Clique em “entrar”;
  • Informe o número do seu CPF e a senha de acesso ao Gov.br;
  • Autorize o uso de dados pessoais.

Caso não tenha cadastro no portal GOV.BR, será necessário criar a sua conta. Sendo assim, o app pedirá o número do CPF, nome completo, telefone e e-mail. Em seguida, você terá que clicar na proteção contra spam (Não sou um robô).

Por fim, você deverá ler e aceitar os termos de usos e política de privacidade. A plataforma irá solicitar a confirmação dos dados da Carteira de Trabalho e da Previdência Social. Dessa maneira, basta:

  • Selecionar a função “continuar”;
  • Preencher o formulário apresentado na tela do seu aparelho;
  • Informar a data de nascimento, nome, e-mail, celular e o nome do país;
  • Validar o registo respondendo cinco perguntas.

Esse questionário serve para confirmar a identidade do titular da Carteira de Trabalho. Agora, basta aguardar a validação das informações apresentadas. Depois, como meio de segurança, será necessário fazer uma leitura do QR Code para comprovar a autenticidade dos dados.

  • Ler e concordar com a política de privacidade do aplicativo;
  • Acessar o manual de utilização.

Pronto, o acesso ao Gov.br estará disponível e será possível usar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Ao entrar no app Carteira de Trabalho Digital, na tela principal serão apresentadas as três últimas movimentações de seu último vínculo e os dados pessoais.

Acessar o site Carteira de Trabalho Digital

  • Acesse o portal do Ministério da Economia;
  • Clique em “Já tenho cadastro” (caso não possua, basta clicar em “Quero me cadastrar” e seguir as orientações)
  • Preencha o espaço apresentando com o número do CPF e a senha de acesso (a senha é a do Gov.br, Sine Fácil ou Meu INSS);
  • Em seguida, clique em Carteira de Trabalho Digital.

Solicitar o Seguro desemprego pela Carteira de Trabalho Digital

seguro desemprego agora pode ser solicitado pelo aplicativo ou site Carteira de Trabalho Digital. O benefício é destinado aos trabalhadores demitidos sem justa causa, que recebem  de três a cinco parcelas.

Carteira de Trabalho Digital: Como acessar, fazer login e programas disponíveis
Carteira de Trabalho Digital: Como acessar, fazer login e programas disponíveis (Imagem: Doméstica Legal)

O pagamento pode ser consecutivo ou alternado. A quantidade varia, conforme o tempo de trabalho e a quantidade de solicitações do benefício. Veja abaixo o quadro que mostra as possibilidades de pagamentos do seguro desemprego:

Solicitação Exigências Número de parcelas
Primeira 12 meses de trabalho 04
24 meses de trabalho 05
Segunda 09 meses de trabalho 03
12 meses de trabalho 04
24 meses de trabalho 05
Terceira 06 meses de trabalho 03
12 meses de trabalho 04
24 meses de trabalho 05

O valor pago tem como base a média salarial dos últimos três pagamentos. Porém, o benefício possui uma limitação de R$ 1.909,34 (2021). Para fazer o pedido do benefício, basta acessar o aplicativo ou site da Carteira de Trabalho e seguir as orientações abaixo:

  • Clique em “Benefícios” no menu inferior;
  • Na opção “Seguro desemprego” clique em “Solicitar”;
  • Na tela seguinte será solicitado o número de requerimento;
  • Confira os dados pessoais e, se estiverem todos corretos, clique em “Avançar”;
  • Na parte sobre “Vínculos”, confira os dados da empresa na qual você trabalhou e, outra vez, toque em “Avançar”;
  • Leia atentamente o “Termo de Aceite”;
  • No final da tela, marque a caixa “Concordo com as regras para solicitação/recebimento do benefício” e confirme;
  • Será apresentado a mensagem “Solicitação do Benefício Realizada com Sucesso” e os dados do benefício (quantidade e o valor das parcelas e as datas de pagamento).

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Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.