Prefeitura de SP testa volta de eventos com reabertura da Avenida Paulista dia 25

Governo de São Paulo avalia realização de eventos de grande porte. No último domingo (18), a prefeitura municipal autorizou o funcionamento da Avenida Paulista como uma fase de teste em relação ao novo coronavírus. A ação se repetirá neste final de semana, abrindo margem para shows e demais atividades.

Prefeitura de SP teste volta de eventos com reabertura da Avenida Paulista dia 25 (Imagem: Reprodução Folha de SP)
Prefeitura de SP teste volta de eventos com reabertura da Avenida Paulista dia 25 (Imagem: Reprodução Folha de SP)

Há mais de um ano o Brasil vem enfrentando a luta contra o novo coronavírus. Com mais de 500 mil mortos, foi preciso suspender uma série de atividades, como shows, feiras de exposição ou qualquer evento que gerasse aglomerações. No entanto, a Avenida Paulista voltará a funcionar.

Eventos já confirmados

Até o momento, o governo do estado já conta com cerca de 30 eventos testes marcados até o mês de novembro. O primeiro será a Expo Retomada, realizada no Centro de Convenções de Santos.

Em agosto, o Memorial da América Latina receberá a Feira da Economia Criativa. Há ainda shows marcados em outubro e novembro com realização no Allianz Parque. Já em novembro o GP da Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos voltará a receber seu público.

Testes na Avenida Paulista

Para garantir a realização das atividades acima, a prefeitura de São Paulo vem realizando testes na avenida Paulista. No último domingo (18), o espaço foi reaberto para o público que pude passar a manhã desfrutando de atividades ao ar livre.

A iniciativa se repetirá neste domingo (25), através do programa Ruas Abertas. A população poderá circular pelo espaço entre 8h e 12h, sendo proibida a circulação de veículos. Todos os presentes estão sendo fiscalizados pelos agentes sanitários que exigem o uso obrigatório de máscaras.

“Monitoramos as imagens com drones da Policia Militar e da Guarda Civil Municipal (GCM). O resultado foi positivo porque foi um horário que não tem muita aglomeração, as pessoas ficaram dispersadas. Lembrando que a Paulista é um local aberto”, disse o prefeito, Ricardo Nunes (PSDB).

O que dizem os cientistas?

Para os infectologistas, a decisão é um pouco perigosa e deve ser realizada com muita cautela. No caso dos eventos ao ar livre, há probabilidade de contágio é menor, porém não se pode dispensar o uso das máscaras.

Já para atividades realizadas em espaço fechado e com um número maior de pessoas, os riscos ainda são grandes.

Hoje a situação epidemiológica que estamos não permite nenhum tipo de evento, de aglomerações, com um número grande de público. Primeiro porque temos um número de completamente vacinados baixos, estamos registrando elevação de casos diariamente e estamos na eminência da entrada de uma variante que não conhecemos bem”, informa o infectologista Renato Kfouri, em entrevista ao G1.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.