Comércio de Pernambuco anuncia nova fase de flexibiliação a partir de hoje (19)

A partir de hoje, 19, entra em vigor uma nova fase de flexibilização das medidas restritivas em decorrência da pandemia do coronavírus no Pernambuco. Foi autorizado pelo governo do estado a volta das apresentações musicais em bares e restaurantes e os estabelecimentos podem ficar abertos uma hora a mais nos fins de semana e feriados.

Comércio de Pernambuco anuncia nova fase de flexibiliação a partir de hoje (19)
Comércio de Pernambuco anuncia nova fase de flexibiliação a partir de hoje (19) (Imagem: Divulgação/Vermelho Grill)

As alterações tiveram como base os números atuais da pandemia contabilizados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), que indicaram uma diminuição de novos casos graves da doença nas últimas semanas. Continuam proibidas as bandas, caixa de som de alta potência, festas e shows.

“Estamos anunciando a retomada da música ao vivo, voz e violão, em bares, restaurantes, casas de festas, ainda sem área de dancing, apenas a apresentação do artista. Nós estamos atendendo a um pleito, a uma demanda da nossa classe artística, dos produtores de eventos, dos donos de bares e restaurantes”, disse Ana Paula Vilaça,  secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico.

Bares e restaurantes 

Os bares e restaurantes também estão autorizados a funcionar uma hora a mais nos fins de semana e feriados. Na Macrorregião 1, que compreende os municípios da região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e uma parte do Agreste, os estabelecimentos podem ficar abertos até às 23h. Já nas macrorregiões 2, 3 e 4, o limite de funcionamento é até as 22h.

“Os números favoráveis da saúde também nos permite agora dobrar a capacidade para a realização de eventos sociais, como batizados, casamentos, aniversários, festas de formatura, de 50 para 100 pessoas ou até 30% da capacidade do espaço, o que for menor”, disse Ana.

A Secretária destacou que esta é uma grande conquista para a área de eventos, que vinha sofrendo com a pandemia desde o início do ano passado e que agora está retomando as atividades pouco a pouco. 

Por fim, Ana reforçou que mesmo com as novas flexibilizações, ainda é necessário seguir todos os protocolos de segurança elaborados pelo Executivo como forma de evitar um novo crescimento na quantidade de casos. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.