Estudantes usuários do FIES agora têm até o dia 30 de setembro para realizar a renovação do financiamento. O aditamento é realizado de forma virtual, diretamente no site programa.
Todos os semestres os estudantes que possuem contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil precisam realizar o aditamento do seu contrato, o que significa a renovação dele. O prazo acaba de ser prorrogado até o dia 30 de setembro.
Incialmente é responsabilidade da instituição de ensino realizar o aditamento do estudante junto ao FIES e órgãos responsáveis. Posteriormente, o próprio usurário do financiamento deve acessar o portal para fazer a validação das duas informações.
Como realizar a renovação do FIES?
O aditamento deve ser feito da seguinte forma:
O primeiro passo é acessar o Portal e conferir as informações que estão no sistema, caso elas estejam corretas o estudante pode continuar com o aditamento.
Caso contrário é necessário solicitar a mudança nas informações antes e realizar a renovação.
Para os contratos simplificados, aqueles em que não haverá alteração, o estudante vai confirmar as informações e pronto.
Posteriormente, quando o atendimento presencial for normalizado ele poderá pegar, junto a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, o seu Documento de Regularidade de Matricula – DRM.
Para os contratos não simplificados, aqueles em que alterações serão feitas o estudante precisa acessar o portal e conferir as demais informações.
E, caso elas estejam corretas, ele precisa ir a CPSA para pegar o seu Documento de Regularidade de Matricula – DRM.
Até o ano passado era necessário comparecer até a unidade bancária para realizar a renovação, no entanto, agora, todo o procedimento é feito de forma virtual.
Fundo de Financiamento Estudantil
Com o FIES é possível fazer um curso de graduação em instituições particulares e só pagar os valores das mensalidades após a conclusão.
A seleção do programa é feita com uso da nota do ENEM e geralmente são realizados dois processos ao ano.
Vale lembrar que mesmo com o pagamento das mensalidades acontecendo apenas após a formatura, durante o curso o estudante deverá quitar alguns encargos boletos diretamente à Caixa Econômica.
Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .