Campinas anuncia vacinação contra a COVID-19 para maiores de 30 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas abriu agendamento nesta terça-feira (20) para moradores com 30 anos ou mais. O agendamento para vacinação contra a COVID pode ser feito no site Vacina Campinas.

COVID-19: BH autoriza vacinação da 1ª dose para pessoas de 42 a 44 anos
COVID-19: BH autoriza vacinação da 1ª dose para pessoas de 42 a 44 anos. (Imagem: Brasil de Fato)

O anúncio do novo grupo da campanha de vacinação contra a COVID em Campinas foi feita na última segunda-feira (19). A imunização passará a acontecer todos os dias nos 64 postos de saúde.

É importante lembrar que até então Campinas estava realizando a vacinação contra a COVID três vezes por semana. Com a mudança, a cidade passará de 33 mil doses semanais para 67 mil. Com isso a prefeitura pretende avançar com o plano de vacinação municipal.

A estimativa é que essas mudanças comecem a ser aplicadas a partir da próxima segunda-feira (26). Nesse dia, os moradores com 30 anos ou mais sem comorbidades irão receber a primeira do se do imunizante.

De acordo com a prefeitura de Campinas, cada posto de saúde terá um horário destinado para aplicar as doses contra a COVID-19. Dessa maneira, nesse horário as unidades só farão entrega de medicamentos e atendimentos de casos de emergências.

O intuito é não afetar os serviços prestados nos postos de saúde. Por esse motivo, o resto do dia, o atendimento será normal, sem aglomerações, com uso de mascaras e sem aplicação das doses contra a COVID-19.

A prefeitura pede que os moradores que irão receber o imunizante realizem o agendamento. Além disso, a orientação é que as pessoas cheguem, no máximo, com 10 minutos de antecedência, com isso é esperado que não haja aglomerações nos postos de saúde.

Além do agendamento, é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência. Veja abaixo o passo a passo de como fazer o agendamento no site Vacina Campinas:

  • Acesse o botão “agendamento” e visualize todos os grupos;
  • Escolha o grupo ao qual a pessoa a ser vacinada pertence;
  • Leia as regras e orientações específicas para o grupo selecionado;
  • Se atente a todos os critérios informados no grupo escolhido, clique na opção “agende aqui”;
  • Informe o CPF da pessoa a ser vacinada;
  • Leia e responda as questões sobre a autenticidade das informações prestadas;
  • Preencha os dados da pessoa a ser vacinada e escolha local e horário de vacinação;
  • O agendamento estará concluído somente quando o comprovante for exibido na tela.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.