Novo calendário da prova de vida do INSS continua? Saiba a orientação oficial

Senadores devem avaliar suspensão da prova de vida. Na última semana, foi elaborado um projeto que tem como finalidade congelar a obrigatoriedade da atualização cadastral do INSS. O procedimento já conta com um calendário em vigor, mas tende a ser alterado caso o Congresso aprove a proposta.

Novo calendário da prova de vida do INSS continua? Saiba a orientação oficial (Imagem: Reprodução / Pixabay)
Novo calendário da prova de vida do INSS continua? Saiba a orientação oficial (Imagem: Reprodução / Pixabay)

A prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória desde o mês de junho. Após quase um ano paralisada pelo novo coronavírus, ela acaba se retornar com validação até 2022.

No entanto, devido a permanência da pandemia, o Congresso deverá votar no projeto de lei que solicita uma nova suspensão da atualização.

Cancelamento temporário da prova de vida

Assim que retomada durante o mês de junho, a prova de vida passou a ser fortemente criticada sob a afirmação de exposição ao risco de contaminação pelo novo coronavírus. Diante da pressão midiática e popular, foi constituído o PL 385/21 solicitando o adiamento do procedimento presencial até o final do ano.

O texto já foi aceito na Câmara dos Deputados, mas deve contar ainda com a aprovação do Congresso. No entanto, uma vez em que os senadores estarão em recesso durante as próximas duas semanas, o procedimento deve permanecer obrigatório.

Isso significa que, até que os parlamentares validem a proposta a população deve permanecer seguindo o calendário abaixo para garantir a concessão de seus benefícios. Sendo aceita a suspensão passa a ser implementada a partir de agosto.

Calendário atual da prova de vida

  • Até abril/2020 – Junho/2021
  • Maio e junho/2020 – Julho/2021
  • Julho e agosto/2020 – Agosto/2021
  • Setembro e outubro/2020 – Setembro/2021
  • Novembro e dezembro/2020 – Outubro/2021
  • Janeiro e fevereiro/2021 – Novembro/2021
  • Março e abril/2021 – Dezembro/2021
  • Maio e junho/2021 – Janeiro/2022
  • Julho e agosto/2021 – Fevereiro/2021
  • Setembro e outubro/2021 – Março/2022
  • Novembro e dezembro/2021 – Abril/2022
  • Janeiro e fevereiro/2022 – Maio/2022
  • Março e abril/2022 – Junho/2022
  • Maio e junho/2022 – Julho/2022
  • Julho e agosto/2022 – Agosto/2022

Sobre a prova de vida

O procedimento funciona como uma forma de validação dos benefícios vinculados ao INSS. Ele é obrigatório para todos os segurados que recebem salários fixos da previdência, seja por pensão, aposentadoria ou demais abonos.

Para realiza-lo é preciso ir presencialmente em uma agencia bancária e apresentar um documento oficial com foto. Em caso de não cumprimento, o INSS tende a suspender o salário ofertado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.