INSS publica calendário da prova de vida com grupos até 2022

Pontos-chave
  • O INSS divulgou um novo calendário para realizar a prova de vida;
  • A prova de vida é uma comprovação confirmando que o segurado está vivo;
  • Essa prova deve ser feita anualmente.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um novo calendário para a realização da prova de vida para os aposentados, pensionistas e outros beneficiários. Antes o prazo era em maio ou junho de 2021. Agora foi alterado para janeiro do próximo ano. Quem não realizar a prova terá seu benefício suspenso.

INSS publica calendário da prova de vida com grupos até 2022
INSS publica calendário da prova de vida com grupos até 2022 (Imagem: Reprodução/Contábeis)

O INSS tem cerca de 36 milhões de beneficiários e que devem todo ano realizar a prova de vida para continuar a receber pagamentos. A comprovação voltou a ser obrigatória desde junho. Anteriormente foi suspensa devido aos problemas da pandemia no país.

O grupo poderá fazer um novo cadastro entre janeiro e agosto de 2022. Para o outro grupo que ainda não fez o procedimento tem vencimento entre março de 2020 e abril de 2021, nada mudou.

Calendário da prova de vida do INSS

Quando a prova de vida vencer Novo prazo
Até abril de 2020 Junho de 2021
Maio e junho de 2020 Julho de 2021
Julho e agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e dezembro de 2020 Outubro de 2021
Janeiro e fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e abril de 2021 Dezembro de 2021
Maio e junho de 2021 Janeiro de 2022
Julho e agosto de 2021 Fevereiro de 2022
Setembro e outubro de 2021 Março de 2022
Novembro e dezembro de 2021 Abril de 2022
Janeiro e fevereiro de 2022 Maio de 2022
Março e abril de 2022 Junho de 2022
Maio e junho de 2022 Julho de 2022
Julho de 2022 Agosto de 2022
INSS publica calendário da prova de vida com grupos até 2022
INSS publica calendário da prova de vida com grupos até 2022 (Imagem: Shutterstock)

Prova de vida no banco

A maioria dos beneficiários devem fazer a prova de vida em agências bancárias, onde há o saque de pagamentos para poder realizar o procedimento.

“É importante lembrar que as pessoas com mais de 80 anos e com dificuldade de locomoção não precisam ir até o banco. Nesses casos, o próprio beneficiário, ou um familiar, pode pedir o serviço de prova de vida domiciliar”, comenta o diretor de benefícios do INSS, José Carlos de Oliveira

A prova de vida é prevista em lei e devem fazer os aposentados, pensionistas e quem recebem outros benefícios. Para impedir fraudes, crimes ou pagamentos incorretos.

A prova ocorre uma vez ao ano com datas para cada grupo de beneficiários com seus respectivos vencimentos. Os beneficiários devem comprovar a vida no local onde receberam o pagamento.

Como fazer a prova de vida?

É possível fazer a prova de vida por biometria facial no Meu INSS, um aplicativo no celular. Porém é avisado no próprio programa se é possível ou não, porque foi criado essa exceção exclusivamente para pessoas que não conseguem se locomover para uma agência por causa da idade, deficiência ou qualquer impossibilidade de ir para o local.

Para agendamento, deve ser realizado pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. O beneficiário deve ficar atento pelo aplicativo e pelo telefone e verificar a documentação necessária para o procedimento.

É importante que os documentos estejam em mãos para não impossibilitar a operação. Para qualquer dúvida entrar em contato pelo telefone ou no site: www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/tira-duvidas-sobre-a-prova-de-vida-do-inss.

Perdi o prazo e agora?

Para quem perdeu o prazo da prova de vida, terá o pagamento suspenso e terá um prazo de até seis meses após a suspensão. O beneficiário deve  comparecer ao banco onde recebe para fazer a comprovação de vida.

É possível fazer pelo Meu INSS caso tenha biometria cadastrada no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Se passar dos seis meses, o benefício será desativado e o beneficiário terá que reativar no INSS que, avaliará em um prazo determinado que pode ser cerca de 72 horas. Caso haja dúvidas entre em contato com o INSS e seus canais de atendimento como na Central 135 ou Meu INSS.

A pandemia no Brasil impediu os beneficiários de realizar a prova de vida e o INSS suspendeu o procedimento para não fazer o cidadão se locomover até a uma agência e causar aglomeração no local.

Na maioria das agências é possível realizar pelo caixa eletrônico que possibilita os cidadãos fazerem a prova de forma rápida e segura.

Cuidado com golpes

O INSS informa que não entra em contato direto com o beneficiário para pedir qualquer tipo de informação como dados pessoais e fotos.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com os canais de atendimento oficiais no atendimento remoto como a assistente virtual (chatbot Helô), disponível no site (gov.br/meuinss) e aplicativo do Meu INSS.

E também no telefone 135 que funciona que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!