Servidor público de SP que recusar vacina contra COVID-19 vai ter consequências

Governo de São Paulo anuncia retorno das atividades presenciais para servidores públicos. Nessa semana, João Doria (PSDB) informou que que os órgãos públicos do estado deverão voltar ao trabalho em suas unidades. No entanto, aqueles que se recusaram a tomar a vacina terão que se submeter a protocolos específicos.

Servidor público de SP que recusar vacina contra COVID vai ter consequências (Imagem: Agência Brasil)
Servidor público de SP que recusar vacina contra COVID vai ter consequências (Imagem: Agência Brasil)

Depois de mais de um ano trabalhando em home office, o servidor público de São Paulo será obrigado a retornar as suas atividades presenciais. O serviço tinha sido suspenso desde 15 de março de 2020, devido a pandemia do novo coronavírus.

Retorno presencial

De acordo com Doria, ao longo das próximas semanas os órgãos passaram a reabrir de forma gradativa. Serão aplicados uma série de protocolos de segurança para evitar os riscos de contaminação pela covid-19.

O gestor explicou que estarão disponíveis álcool em gel, medição de temperatura e o uso de mascará será obrigatório. Segundo ele, a ação objetiva dar exemplo em todo o país, sendo São Paulo o primeiro estado a adotar medidas de reabertura.

“De fato nós suspendemos o home office (…). Vamos voltar ao trabalho. Vamos ter uma redução acentuada do número de casos então o Governo do Estado de São Paulo está dando um exemplo para que aqui os seus servidores possam voltar ao trabalho presencial resguardadas os devidos cuidados, mas com a indicação clara da queda do número de casos, da queda de internações e de óbitos. Isso nos permite tomar essa decisão em absoluta segurança.”

Protocolo para os não vacinados

Um dos motivos pelos quais o governador retomará o serviço presencial de sua equipe é o andamento do cronograma de vacinação. Porém, aqueles que se recusaram tomar o medicamento ou ainda não foram convocados terão que passar por testagens diárias para comprovar não estar infectados.

Os que não tomaram a vacina deverão apresentar a sua testagem e entrar dentro do programa de vacinação que está acelerado até o dia 20 de agosto a todos os brasileiros que residem em São Paulo em território paulista e até mesmo os estrangeiros. [Até 20 de agosto] já terão recebido pelo menos uma dose da vacina e completaram o seu processo vacinal gradualmente. A vida está retornando à normalidade e nós estamos confiantes”, afirmou.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.