Caiu no golpe do INSS? Saiba como reagir e proteger seus dados

INSS emite alerta sobre novo golpe. Os aposentados e pensionistas devem ficar atentos. Nas últimas semanas foram relatados falsos pedidos de revisão dos benefícios previdenciários. A ação vem sendo feita por criminosos que se intitulam enquanto agentes do órgão para roubar os dados da população.

Caiu no golpe do INSS? Saiba como reagir e proteger seus dados (Imagem: Freepik)
Caiu no golpe do INSS? Saiba como reagir e proteger seus dados (Imagem: Freepik)

Manter suas informações seguras tem sido cada vez mais difícil. Para quem é vinculado ao INSS, um novo golpe vem circulando por todo o país e tem como finalidade roubar os dados previdenciários.

Como funciona o golpe

Os criminosos estão entrando em contato com os segurados do INSS para solicitar possíveis pedidos de revisão. Eles alegam que a ação tornará o benefício mais caro, fazendo com que o sujeito receba salários maiores.

No entanto, trata-se de um golpe para que a população ceda seus informes de identificação pessoal, extratos bancários e mais. O INSS explica que os falsos convites de revisão estão sendo enviados por cartas, e-mail, telefonemas ou mensagens de celular.

Como se prevenir?

Diante da identificação dos casos, a previdência social federal vem solicitando que a população atualize seus meios de contato nas plataformas do INSS e recuse qualquer informe que não seja realizado através dos portais oficiais de comunicação da previdência.

O INSS reforça que em qualquer suspeita de golpe o sujeito entre em contato com o 135. No entanto, em caso de dúvidas, o cidadão deve conferir o número enviado na mensagem, caso não seja o 280-41 (telefone oficial do INSS para sms) é um golpe.

Aqueles que já tiverem sido vítimas do crime, precisam ir até uma delegacia de policia registrar um boletim de ocorrência para que o INSS possa manter controle e acompanhar os índices do golpe.

O órgão, por sua vez, reforça que vem tomando todas as medidas possíveis para evitar que um maior número de vítimas seja exposto. É válido ressaltar que um dos motivos pelos quais ações como essa vêm acontecendo está relacionado ao mega vazamento de dados do INSS que já vem sendo analisado na justiça.

Para mais informações sobre os golpes e demais questões relacionadas a previdência, acompanhe nossa página exclusiva do INSS.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.