Campanha de vacinação contra o novo coronavírus é antecipada em Minas Gerais. Nessa quinta-feira (08), o governo Romeu Zema (Novo) informo que a população maior de 18 anos estará vacinada com a 1ª dose até o mês de setembro. De acordo com ele, ao longo das próximas semanas um maior número de pessoas será imunizado para encerrar o calendário.
Manter os brasileiros imunes ao novo coronavírus tem sido a principal prioridade dos governadores estaduais. Já registrando mais de 500 mil mortes pela doença, o país ainda anda com a campanha de vacinação a lentos passos, mas vem demonstrando pequenos indícios de recuperação.
Vacinação em Minas Gerais é antecipada
Assim como em outros estados, o governador de MG informou que ampliará a fila de prioridades para tomar a vacina contra a covid-19. Segundo Zema, a previsão é de que até o fim de setembro todos aqueles com mais de 18 anos estejam imunes.
“Vamos adiantar o calendário para que todos os mineiros maiores de 18 anos sejam vacinados até setembro. A união de esforços está possibilitando acelerar a maior operação de vacinação da história de Minas. Continue se protegendo e quando chegar sua vez, vacine”, afirmou o gestor em seu perfil no Twitter.
É válido ressaltar que a previsão estadual concedida inicialmente previa a imunização total dos adultos apenas no fim de outubro. No entanto, com a aquisição de novos lotes da vacina, o calendário foi antecipado.
O novo cronograma foi pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. Em coletiva de imprensa realizada nesta semana, ele explicou que até o fim de julho espera que todos aqueles entre 40 e 54 anos estejam imunes.
Calendário de vacinação em MG por idade:
- 40 a 54 anos – julho
- 25 a 39 anos – agosto
- 18 a 24 anos – setembro
Agendamento
Para poder tomar a vacina o cidadão deve acessar o portal de sua cidade e marcar de acordo com as convocações determinadas pela secretaria de saúde municipal.
Até o momento, o vacinômetro da SES, registrou 7.711.916 de aplicações de primeira dose e 2.759.223 aplicações de segunda dose.
Acompanhe os novos calendários de vacinação em todos os estados nacionais através da nossa página exclusiva de imunização contra o novo coronavírus.