Inscrição e avaliação no BPC podem ser virtuais, sugere novo projeto

INSS anuncia projeto piloto para candidatura do BPC. Nessa semana, em exclusiva ao portal Extra, a previdência social informou que está construindo uma plataforma digital para que as pessoas acima de 65 anos e deficientes possam ser avaliadas pelo Benefício de Prestação Continuada. Entenda os detalhes.

Inscrição e avaliação no BPC podem ser virtuais, sugere novo projeto (Imagem: Reprodução Agência Brasil)
Inscrição e avaliação no BPC podem ser virtuais, sugere novo projeto (Imagem: Reprodução Agência Brasil)

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos dos serviços do INSS passaram a ser digitalizados. A novidade mais recente é que agora os segurados do BPC poderão fazer suas avaliações e inscrições de forma totalmente remota. A previsão é de que o uso passe a ser feito a partir do dia 27 de julho.

O órgão explicou que inicialmente o serviço funcionará apenas como um projeto piloto, o que significa que somente alguns segurados convidados terão acesso. Sendo uma experiência bem sucedida a administração previdenciária passará a amplia-la para os demais cidadãos.

Até o momento não há mais detalhes sobre o funcionamento e utilidades da plataforma. O INSS deverá liberar novas informações ao longo das próximas semanas.

Determinação judicial

É válido ressaltar que em 23 de junho o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o INSS passasse a autorizar a realização de procedimentos remotos para a definição da entrada no projeto.

Desse modo, espera-se que a plataforma esteja integrada ao Meu INSS que atualmente já opera com a digitalização de serviços até então feitos presencialmente, como a prova de vida.

— A análise social para o BPC é praticamente uma declaração do cidadão. Não há visitas locais nem maiores diligências. Ela poderia, assim, ser feita por telefone ou ligação de vídeo — afirma Diego Cherulli, diretor do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Detalhes do BPC

Para ser um contemplado pelo programa o cidadão precisa comprovar ter uma renda familiar de até um quarto do salário mínimo (R$ 275). Além disso, é necessária uma idade mínima de 65 anos ou comprovar ser portador de alguma deficiência física, mental, intelectual ou motora, que o impeça de realizar atividades de trabalho.

Para mais informações sobre o BPC ou demais serviços do INSS, acessa nossa página previdenciária exclusiva.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.