Quais salários do INSS dependem de perícia médica para aprovação?

A perícia médica é realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) usada para a liberação de benefícios por incapacidade permanente ou temporária. Com isso, os trabalhadores que estão impedidos de fazer sua atividade por alguma doença, devem fazer o procedimento ao solicitar o benefício.

Quais salários do INSS dependem de perícia médica para aprovação?
Quais salários do INSS dependem de perícia médica para aprovação? (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A perícia médica do INSS é indispensável para a liberação para benefícios por incapacidade. O atendimento é feito por um médico perito que realiza o parecer com base nos documentos apresentados pelo segurado.

Dessa maneira, para fazer a perícia médica é necessário o agendamento que pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS ou pela Central de Atendimento 135. É importante estar em mãos com o número do RG, CPF e de Número de Inscrição do Trabalhador (NIT).

Após o agendamento é necessário imprimir o comprovante do agendamento e apresentar, junto com o documento de identificação, no dia indicado. No caso de agendamento por telefone, é necessário anotar o número do protocolo de atendimento.

Com esse número, é necessário acessar o site do Meu INSS e imprimir o comprovante de agendamento. Sem essa comprovação não é possível ser atendido nas agências do INSS, mesmo com o agendamento.

Caso não seja possível comparecer no dia indicado é possível solicitar a remarcação. Porém, essa remarcação só poderá ser feita uma vez, com uma antecedência de três dias antes da data agendada.

Benefícios do INSS que exigem a perícia médica

Documentos para apresentar na perícia médica

  • Atestado médico que conste a CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) e tenha assinatura, carimbo e endereço do profissional;
  • Carteiras de Trabalho e/ou Carnês de Recolhimento;
  • ASO emitido pelo médico do trabalho, em que se atesta a condição de saúde do trabalhador;
  • Carta elaborada pela empresa em se declare o último dia de trabalho;
  • Exames de sangue e de imagem que comprovem a doença ou lesão;
  • Todas as receitas que indiquem a medicação utilizada pelo paciente.

Agendamento de perícia médica

  • Acesse o site Meu INSS;
  • Clique em “Agendamentos/Solicitações”;
  • Escolha o benefício;
  • Confira os dados de contatos;
  • Escolha a agência do INSS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.