DETRAN-GO encerra inscrições em 3 mil vagas que liberam CNH gratuita

TORITAMA, PE — O Departamento de Trânsito de Goiás encerra nesta quarta-feira (7) as inscrições para a CNH Social. O programa oferece 3 mil vagas para pessoas de baixa renda conseguirem a CNH gratuita. Com isso, podem obter, mudar ou adicionar a categoria na habilitação.

DETRAN-GO encerra inscrições em 3 mil vagas que liberam CNH gratuita
DETRAN-GO encerra inscrições em 3 mil vagas que liberam CNH gratuita (Imagem: Reprodução / Portal Goiás)

A CNH gratuita é uma forma de oferecer oportunidade de adquirir o documento sem nenhum custo. O programa é voltado para pessoas de baixa renda e visa inserir esses cidadãos no mercado de trabalho, com condições iguais.

Os goianos interessados em participar da seleção da CNH gratuita têm até hoje (7) para fazer a inscrição no site do Detran-GO.

O programa é dividido em três modalidades, Estudantil, Urbana e Rural, porém, cada participante só pode se inscrever em uma das possibilidades.

Para participar da CNH gratuita de Goiás é necessário atender aos critérios exigidos pelo programa. Dessa maneira, é preciso ter idade igual ou superior a 18 anos e ser alfabetizado.

Além disso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para os programas sociais do governo federal (CadÚnico) e estar com os dados atualizados há, pelo menos, dois anos.

Não é cobrada nenhuma taxa para a inscrição, porém, essa só será feita no formato digital. 5% das 3 mil vagas disponibilizadas para a CNH gratuita do Detran-GO será destinada a pessoas com deficiência.

O resultado com a classificação dos selecionados para o programa CNH Social será divulgada na próxima segunda-feira, dia 12 de julho.

Os contemplados serão isentos das taxas, como o Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica e de exame prático, exame médico e psicológico.

Além disso, o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes serão oferecidos de forma gratuita. Esses últimos é por meio da parceira do Detran-GO com os Centros de Formação de Condutores (CFCs). As pessoas com deficiência também serão isentas da junta médica.

Na modalidade estudantil será permitida a inscrição de jovens entre 18 e 25 anos que estejam cursando o ensino médio em uma das escolas estaduais de Goiás. Nessa modalidade, um dos critérios de desempate será a média escolar.

Os candidatos à mudança ou adição de categoria não podem ter praticado, no último ano, nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.