DETRAN-GO encerra inscrições em 3 mil vagas que liberam CNH gratuita

O Departamento de Trânsito de Goiás encerra nesta quarta-feira (7) as inscrições para a CNH Social. O programa oferece 3 mil vagas para pessoas de baixa renda conseguirem a CNH gratuita. Com isso, podem obter, mudar ou adicionar a categoria na habilitação.

DETRAN-GO encerra inscrições em 3 mil vagas que liberam CNH gratuita
DETRAN-GO encerra inscrições em 3 mil vagas que liberam CNH gratuita (Imagem: Reprodução / Portal Goiás)

A CNH gratuita é uma forma de oferecer oportunidade de adquirir o documento sem nenhum custo. O programa é voltado para pessoas de baixa renda e visa inserir esses cidadãos no mercado de trabalho, com condições iguais.

Os goianos interessados em participar da seleção da CNH gratuita têm até hoje (7) para fazer a inscrição no site do Detran-GO.

O programa é dividido em três modalidades, Estudantil, Urbana e Rural, porém, cada participante só pode se inscrever em uma das possibilidades.

Para participar da CNH gratuita de Goiás é necessário atender aos critérios exigidos pelo programa. Dessa maneira, é preciso ter idade igual ou superior a 18 anos e ser alfabetizado.

Além disso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para os programas sociais do governo federal (CadÚnico) e estar com os dados atualizados há, pelo menos, dois anos.

Não é cobrada nenhuma taxa para a inscrição, porém, essa só será feita no formato digital. 5% das 3 mil vagas disponibilizadas para a CNH gratuita do Detran-GO será destinada a pessoas com deficiência.

O resultado com a classificação dos selecionados para o programa CNH Social será divulgada na próxima segunda-feira, dia 12 de julho.

Os contemplados serão isentos das taxas, como o Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica e de exame prático, exame médico e psicológico.

Além disso, o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes serão oferecidos de forma gratuita. Esses últimos é por meio da parceira do Detran-GO com os Centros de Formação de Condutores (CFCs). As pessoas com deficiência também serão isentas da junta médica.

Na modalidade estudantil será permitida a inscrição de jovens entre 18 e 25 anos que estejam cursando o ensino médio em uma das escolas estaduais de Goiás. Nessa modalidade, um dos critérios de desempate será a média escolar.

Os candidatos à mudança ou adição de categoria não podem ter praticado, no último ano, nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima, grave ou ser reincidente em média.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.