Em Fortaleza, capital cearense, o calendário de vacinação contra a Covid-19 foi ampliado. A partir de amanhã, 6, poderão receber a primeira dose da vacina os adultos sem comorbidades com 32 anos de idade ou mais.
A decisão foi tomada neste domingo, 4, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na oportunidade, a pasta divulgou uma nova lista referente à aplicação da vacina para cada grupo em específico, organizada por idade.
O novo calendário da vacina contra a Covid-19 em Fortaleza contempla os cidadãos devidamente agendados junto ao município. A lista dos munícipes que serão imunizados nos próximos dias é composta por mais de 30 mil cidadãos.
Cadastro da vacina
Aqueles que ainda não se cadastraram devem acessar o portal Saúde Digital e selecionar a opção “Ainda não tenho cadastro”. Em seguida, é preciso informar uma série de informações pessoais, inclusive se a pessoa se encontra acamada, possui alguma comorbidade e a profissão que exerce.
Os agendamentos são realizados pela Prefeitura de Fortaleza priorizando a ordem definida pela Comissão Intergestores Bipartite nº 40 (CIB/CE), junto às diretrizes implementadas pelo Ministério da Saúde.
Feito este passo, é necessário criar um login e senha que serão utilizados para acessar o site, e então concluir o cadastro.
Os munícipes podem acompanhar a lista de agendamentos pelo site, a qual é atualizada diariamente. Além do mais, todas as informações necessárias sobre o agendamento também são repassadas via WhatsApp, como data, local e horário.
A lista completa de cidadãos que receberão a vacina pode ser conferida aqui. Vale lembrar que além do grupo geral, as gestantes e puérperas continuam sendo vacinadas em Fortaleza.
Essas pessoas podem se dirigir a um dos 113 postos de vacinação por toda a cidade, entre drive-thru e salas de acolhimento.
Enquanto isso, a campanha de vacinação para adultos com mais de 50 anos que moram em Fortaleza também podem fazer o cadastro para receber a primeira dose da vacina pela plataforma Saúde Digital.
A particularidade é que os integrantes desta faixa etária não precisam agendar um horário para a imunização.
Independentemente do grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19, o cidadão deve se dirigir a um dos postos de vacinação da capital cearense em posse do documento original de identificação pessoal com foto junto a um comprovante de residência.
Os adultos com 60 anos ou mais não precisam agendar a vacinação, basta que procurem uma unidade de atendimento.