SP, RJ e BH iniciam nova fase do calendário de vacinação em julho

Os estados estão avançando na imunização contra a COVID-19, porém, comparando à nível mundial, a vacinação segue lenta. Alguns estados até anteciparam a vacinação de diversos públicos neste mês de julho. Saiba aqui como acontece a aplicação da vacina em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

SP, RJ e BH iniciam nova fase do calendário de vacinação em julho
SP, RJ e BH iniciam nova fase do calendário de vacinação em julho (Imagem: Guia do Estudante)

São Paulo

O estado antecipou a vacinação e a projeção é que todos os adultos com mais de 18 anos sejam vacinados até dia 15 de setembro. Em julho começa o calendário para algumas faixas etárias.

Entre 15 a 29 de julho, aqueles que possuem entre 35 a 39 anos podem se vacinar. E em 30 de julho a 15 de agosto aqueles que possuem de 30 a 34 anos

Vale reforçar que é necessário consultar como está sendo realizada a vacinação em cada cidade. Visto que algumas estão escalonando os grupos para evitar aglomeração e fazendo repescagem com aqueles que não tomaram a vacina.

Cadastro no Vacina Já

Para que a vacinação seja mais rápida, o governo recomenda que seja realizado o pré-cadastro no site VacinaJá, que diminui o tempo de espera no momento da vacinação.

O pré-cadastro não é obrigatório, e os cidadãos que não puderem preenchê-lo poderão se vacinar normalmente, informando seus dados presencialmente no momento da vacinação.

Vacinação em Belo Horizonte

Em julho, o município vai vacinar os públicos de 50 a 54 anos.

O que preciso para me vacinar?

  • Ser cidadão residente de Belo Horizonte;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Não ter recebido vacina contra a COVID-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias

Rio de Janeiro

A capital do estado começou uma nova etapa de vacinação. O calendário divulgado pela prefeitura reserva três dias para cada idade.

O primeiro dia será para as mulheres, o seguinte aos homens e o terceiro para todos. Começando a partir de pessoas com 59 anos. Com isso, em 30 de junho terminou o atendimento às pessoas com 51 anos. 

Já em julho serão atendidas pessoas de 50 a 42 anos; em agosto de 41 a 33 anos; em setembro de 33 a 24 anos e em outubro de 24 a 18 anos. Essa nova etapa vai acontecer em paralelo com os grupos prioritários.