Você tomou vacina contra COVID-19 vencida? Consulte os seus direitos

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 26 mil doses da vacina AstraZeneca foram aplicadas após o vencimento. A aplicação aconteceu em 1.532 municípios brasileiros. Com isso, a eficácia do imunizante ficou comprometida.

Você tomou vacina contra COVID-19 vencida? Consulte os seus direitos
Você tomou vacina contra COVID-19 vencida? Consulte os seus direitos (Imagem: Reprodução/CNN Brasil)

Várias cidades utilizaram vacinas vencidas para imunizar os seus moradores. A cidade de Maringá é a campeã, com a vacinação de 3.536 pessoas com doses da AstraZeneca vencidas. Em todos esses caos foi a aplicação da 1ª dose.

No segundo lugar ficou Belém (PA), onde foram aplicadas 2.673 doses vencidas. São Paulo (SP), também teve casos de vacinação com imunizantes fora da validade. De acordo com os dados, 996 pessoas receberam as doses vencidas.

Por fim, as duas últimas cidades que utilizaram a vacina da AstraZeneca fora da validade foram Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. Porém, esse absurdo não se restringiu a esses quatro municípios.

As demais cidades que apresentam aplicação de doses vencidas tiveram menos de 700 doses, sendo que a maioria não passou de dez doses. É possível saber se você recebeu uma das doses fora da validade, conferindo o lote. Foram oito lotes, sendo necessário conferir se recebeu o imunizante dentro do prazo de validade:

Número do lote Vencimento

 

4120Z001

 

29 de março

 

4120Z004

 

13 de abril

 

4120Z005

 

14 de abril

 

CTMAV501

 

30 de abril

 

CTMAV505

 

31 de maio

 

CTMAV506

 

31 de maio

 

CTMAV520

 

31 de maio

 

4120Z025

 

04 de junho

Os dados apresentados são do DataSUS e do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19. Esses oito lotes correspondem a 3,9 milhões de vacinas, sendo que 3,76 milhões dessas doses foram aplicadas dentro do prazo de validade.

Dessa maneira, são 139.911 doses de oito lotes da vacina AstraZeneca vencidas. Até 19 de junho, 25.935 doses haviam sido aplicadas fora da validade e outras 113.976 ainda não tinham sido aplicadas.

Caso tenha recebido uma dose desses lotes após a data de vencimento deve procurar o posto de saúde. No local deve apresentar sua carteira de vacinação para registro do erro vacinal.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra  a Covid-19, quem tomou o imunizante vencido precisa se revacinar. A nova dose precisa ser aplicada, pelo menos, 28 dias depois de ter recebido a dose administrada fora do prazo de validade.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.