Antecipe saque do auxílio emergencial 2021 sem usar bancos digitais

Os beneficiários do auxílio emergencial 2021 recebem a parcela na conta Poupança Social Digital. Após, em média, um mês podem sacar o valor, conforme o calendário da Caixa. Porém, o que poucas sabem é que é possível antecipar o saque pelo aplicativo Caixa TEM.

Antecipe saque do auxílio emergencial 2021 sem usar bancos digitais
Antecipe saque do auxílio emergencial 2021 sem usar bancos digitais (Imagem: Reprodução/ Diário do Nordeste)

O auxílio emergencial 2021 está sendo pago desde abril, porém o saque só começou a ser liberado no mês seguinte. Com isso, os beneficiários puderam usar o valor da parcela de forma digital pelo app Caixa TEM.

Com o aplicativo é possível fazer compras e pagamentos online ou presenciais usando o cartão de débito virtual. Porém, o que poucos beneficiários sabem é que é possível fazer a antecipação do saque do auxílio emergencial 2021.

No aplicativo Caixa TEM os clientes podem usar o boleto e o PIX para antecipar o pagamento da parcela depositada na conta Poupança Social Digital. Para antecipar o saque pelo boleto basta fazer um depósito de outro banco.

O boleto deve ser pago pelo Caixa TEM e será compensado dois dias após a ação. Com isso, é possível sacar o valor nos caixas eletrônicos ou transferi-lo para outra conta. Veja abaixo o passa o passo:

  • No aplicativo do banco escolha a opção “Depósito por boleto”;
  • Digite o valor e confirme;
  • O boleto será gerado;
  • Abra o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção “Realizar Pagamentos”;
  • Cole ou digite o código de barras do boleto gerado e confirme.

Antecipar saque do auxílio emergencial sem banco

A outra maneira de antecipar o saque da parcela do auxílio emergencial 2021 é por meio do pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, o PIX. Com essa ferramenta é possível transferir o valor para outra conta. Porém, essa precisa ser de outra titularidade.

Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, essa é uma maneira de proteger os beneficiários do auxílio emergencial.

Isso porque, ao fazer a transferência para outra conta em seu nome seria possível que o valor fosse usado para compensar dívidas.

Com isso, a parcela do auxílio emergencial, que tem como objetivo ajudar as famílias socialmente mais vulneráveis, perderia sua função. Sabendo dessa limitação, veja abaixo o passo a passo de como fazer a transferência com o PIX:

  • Abra o aplicativo Caixa Tem;
  • Clique na opção “PIX”;
  • Escolha a opção “Pagar com PIX”
  • Insira a chave da conta que receberá o valor;
  • Adicione o valor a ser transferido;
  • Informe sua senha e confirme.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.