Como economizar no gasto de energia elétrica e evitar pagar mais na conta de luz?

Nesta terça-feira, 29, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), comunicou que a partir do mês de julho a conta de luz terá a incidência de um novo percentual na bandeira vermelha no patamar 2. O aumento na margem de 52%, que corresponde a R$ 9,49 será aplicado a cada 100 kWh consumidos.

publicidade
Como economizar no gasto de energia elétrica e evitar pagar mais na conta de luz?
Como economizar no gasto de energia elétrica e evitar pagar mais na conta de luz? (Imagem: Eletron Energia)

O aumento na conta de luz é proveniente da atual crise hídrica que o país vem enfrentando após mais de 90 anos. Devido à escassez das chuvas, o nível dos reservatórios das hidrelétricas teve uma redução expressiva e preocupante.

Especialistas chegaram a mencionar o racionamento de energia, alternativa que ainda requer estudos. 

publicidade

Enquanto isso, há outras medidas que podem ser adotadas pelos consumidores brasileiros para amenizar o impacto na conta de luz. A economia de energia pode ser aplicada em atitudes mínimas do dia a dia, mas que fazem toda a diferença. Veja alguns exemplos a seguir!

Dê preferência para a iluminação natural

Deixar luzes acesas em um cômodo não utilizado é um desperdício nítido, tanto de dinheiro quanto de eletricidade. Porém, esta questão vai muito além de adotar o hábito de apenas se lembrar de apagar as luzes. 

Estamos falando sobre priorizar a iluminação natural durante o dia. Isso pode ser feito com o uso de cortinas translúcidas, entrada de luz natural pelas portas e janelas, instalação de espelhos e clarabóias no teto, entre outras opções. 

Uso de lâmpadas de LED ou fluorescentes

As lâmpadas incandescentes são um modelo antigo que suga muito mais energia independentemente do consumo, e contribui significativamente para o aumento no valor da conta de luz. Por isso, recomenda-se que elas sejam trocadas por lâmpadas de LED ou fluorescentes. 

As opções mencionadas têm um custo inicial mais alto se comparado ao modelo antigo. No entanto, o custo benefício é nítido, tendo em vista o tempo de duração que é três vezes maior, além de consumir bem menos energia. 

Economia durante o banho 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a economia de energia durante o banho vai muito além de reduzir o tempo gasto nesta atividade. Sabe-se que esta é uma das principais razões pelas quais ocorre um aumento notável na conta de luz, sobretudo no inverno. 

publicidade

Por isso, além de, é claro, otimizar a duração do banho, a atitude de posicionar a chave do chuveiro no modo “verão”, é capaz de gerar uma economia de até 30%. 

Aparelhos eletrônicos fora da tomada

O hábito de deixar os aparelhos eletrônicos ligados na tomada, até mesmo pela praticidade de uso, é comum. No entanto, esta atitude pode ser vista com clareza no valor cobrado na conta de luz

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Uma simples luzinha acesa, por mais insignificante que parece, já consiste em um gasto de energia elétrica. Portanto, a prática de retirar aparelhos que não têm o uso contínuo da tomada, é altamente recomendado. 

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.