São Paulo pode antecipar calendário de vacinação para maiores de 42 anos

O Governo do Estado de São Paulo apresentou o novo calendário de vacinação. Com isso, toda a população paulista receberá a 1ª dose do imunizante até 15 de setembro. O calendário foi antecipado em 33 dias, considerando que a previsão inicial era de finalizar a 1ª dose em outubro.

São Paulo pode antecipar calendário de vacinação para maiores de 42 anos
São Paulo pode antecipar calendário de vacinação para maiores de 42 anos (Imagem: Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo/Agência Brasil)

João Doria anunciou o novo calendário de vacinação no dia 13 de junho. De acordo com a nova estimativa toda a população adulta dos 645 municípios de São Paulo deverá estar vacinada contra a Covid-19 até 15 de setembro.

Com o novo calendário de vacinação, as pessoas a partir dos 40 anos serão vacinadas ainda neste mês de junho. Dessa maneira, cerca de 7,5 milhões de pessoas a partir dos 40 anos, com ou sem comorbidades, poderão ser imunizadas.

É importante lembrar que no antigo calendário de vacinação as pessoas na faixa etária de 40 a 59 anos só seriam vacinadas no mês de julho. Segundo Doria, a antecipação é resultado do planejamento e logística do sistema de saúde pública de São Paulo.

As novas datas traz o maior avanço da Campanha de Vacinação de São Paulo. Antes a faixa etária de 40 a 59 anos estava subdividida a cada cinco anos. Dessa maneira, seriam quatro grupos: 59 a 55 anos, 54 a 50 anos, 49 a 45 anos e 44 a 40 anos.

Na próxima quarta-feira (30), o Estado começará a vacinar as pessoas entre 40 a 42 anos. Seguindo o calendário, no dia 15 de julho, serão imunizadas as pessoas de 35 a 39 anos. Os paulistas de 30 a 34 anos poderão receber as doses no dia 30 de julho.

A partir de 16 de agosto, poderá avançar para os jovens com idade entre 25 a 29 anos. Por fim, os jovens de 18 a 24 anos poderão receber a vacina contra a Covid-19 a partir de 1º de setembro. Essa última etapa finalizará no dia 15 de setembro.

De acordo com o governador João Doria e sua equipe de saúde a antecipação do calendário de vacinação tem como base as estimativas de entregas de vacinas. Essas previsões são indicadas pelo Ministério da Saúde.

As novas datas foram recalculadas após a chegada das vacinas da Pfizer e da Janssen. Além disso, foi garantido mais entregas das vacinas do Butantan e da Fiocruz / Astrazeneca. Com isso, a vacinação de todos os municípios poderão ser antecipadas em 33 dias.

Calendário de vacinação na cidade de São Paulo

A Prefeitura Municipal antecipou as datas de aplicação da 1ª dose. O anuncio foi feito na tarde de segunda-feira (28), e prevê o novo cronograma:

  • Terça-feira (29/06): 44 e 45 anos
  • Quarta e quinta-feira (30/6 e 1/7): 42 e 43 anos
  • Sexta-feira (2/7): Repescagem de 42 a 46 anos
  • Sábado (3/7): Aplicação da segunda dose (todas as faixas etárias)
  • Domingo (4/7): Não tem vacinação
  • Segunda a quarta-feira (5/7 a 7/7): 41 anos

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.