Consulta do PIS/PASEP mostra quem tem direito e qual valor disponível

O pagamento do PIS/PASEP iniciou no mês de julho de 2020 e segue até esta quarta-feira (30). Os trabalhadores podem consultar o abono salarial e verificar se têm direito ao pagamento, e ainda, qual o valor disponível para o saque.

Consulta do PIS/PASEP mostra quem tem direito e qual valor disponível
Consulta do PIS/PASEP mostra quem tem direito e qual valor disponível (Imagem: montagem/FDR)

O PIS/PASEP é pago anualmente para os trabalhadores que se enquadram nos requisitos exigidos pelo benefício. Estando dentro dos critérios é possível sacar até um salário mínimo, de acordo com o tempo de serviço.

O PIS é o Programa de Integração Social e o Pasep é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Mesmo sendo integrados, os pagamentos são destinados para trabalhadores de setores diferentes.

O PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e pago pela Caixa Econômica Federal. Dessa maneira, o abono salarial é depositado na conta corrente da Caixa. Porém, quem não possui tem o valor depositado na conta Poupança Social Digital.

O PASEP é voltado para os funcionários públicos e é pago pelo Banco do Brasil. Com isso, o valor é depositado na conta corrente da instituição financeira. Caso o trabalhador não possua conta corrente no BB é possível sacar o abono apresentando um documento de identificação.

Critérios do PIS/PASEP

Valor do PIS/PASEP

Consultar o PIS/PASEP

Para consultar o Pasep os servidores públicos devem conferir a conta do Banco do Brasil e observar se houve o depósito. C

aso não possua conta, a outra alternativa é comparecer a agência e apresentar um documento de identificação. Ou, acessar o aplicativo BB PASEP e o site do banco. 

Enquanto isso, há pelo menos quatro maneiras dos trabalhadores de carteira assinada consultarem o PIS:

YouTube video player
Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.
Sair da versão mobile