A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o seu primeiro Programa Aprendiz Cultural. Nessa primeira edição serão contratados 500 jovens, entre 18 a 24 anos, onde eles contarão com bolsa-auxílio, vale transporte e cursos de capacitação profissional.
Programa Aprendiz Cultural
O Programa Aprendiz Cultural é uma criação da Prefeitura do Rio de Janeiro. O seu objetivo é contratar e capacitar os jovens para o mercado de trabalho. Apenas na sua primeira edição ele irá proporcionar 500 oportunidades para os jovens de 18 a 24 anos.
A inauguração do programa aconteceu nesta quarta-feira, 23, no Museu de Arte do Rio (MAR). Ele contou com à presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini.
Em uma de suas falas, o prefeito Eduardo, disse:
“É uma honra estar aqui. Mas a gente precisa agir em escala, 500 (jovens) é um número muito baixo. Estou aqui dando mais dinheiro, não sei nem quanto é, para a gente poder agir olhando para um público ainda maior. É importante aumentar o número de jovens a ser atendido por esse programa nos próximos anos. É uma das melhores ideias que vi nesses seis meses à frente da Prefeitura.”
Sobre o programa
Para participar do programa os candidatos precisam:
- Jovens que não possuem emprego formal ativo;
- Cursando o ensino médio;
- Ter de 18 a 24 anos;
- Residente do Rio de Janeiro há , pelo menos, três anos;
- Morador, preferencialmente, de favelas, periferias, subúrbio;
- Estar em situação de vulnerabilidade social.
O programa tem duração de 12 meses e nesse período os jovens aprenderão sobre: técnicas de luz, som e gestão por meio de capacitação teórica e prática para o mercado cultural.
Os aprovados terão bolsa-auxílio de R$ 800 e vale-transporte para fazer os cursos de preparação ministrados em equipamentos culturais do município.
Confira o cronograma do programa:
- 1ª semana de julho: seminário on-line para organizações da sociedade civil conhecerem o programa;
- 2ª quinzena de julho: lançamento do edital para escolha de organização da sociedade civil que executará o programa Aprendiz Cultural;
- Agosto e setembro: escolha da organização da sociedade civil;
- Outubro: início do projeto.
Os jovens interessados podem conferir mais informações no site da prefeitura do Rio.