ENEM 2021: Inscrições, novidades da prova e como fazer login no INEP

Pontos-chave
  • O Enem vai abrir inscrições no dia 30 deste mês;
  • Neste ano os estudantes podem escolher o ENEM digital e o ENEM impresso;
  • Os estudantes podem ainda escolher ser chamado pelo nome social.

Os estudantes que se preparam o ano inteiro, devem estar atentos, pois neste mês começam as inscrições para o vestibular mais aguardado do ano, o ENEM. A prova pode transformar a vida de muitas pessoas.

ENEM 2021: Inscrições, novidades da prova e como fazer login no INEP
ENEM 2021: Inscrições, novidades da prova e como fazer login no INEP (Foto: Divulgação/Inep)

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), deste ano, se iniciam no dia 30 de junho e vão poder ser realizadas até o dia 14 de julho.

Nesta edição, tanto a versão impressa quanto a digital serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro e terão as mesmas provas, com itens iguais.

No período da inscrição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, também receberá as solicitações de atendimento especializado.

Já os pedidos de tratamento pelo nome social deverão ser feitos a partir de 19 de julho.

Quem pode pedir isenção?

Pelo edital, poderiam pedir isenção da taxa os candidatos:

  • matriculados no último ano do ensino médio na rede pública em 2021;
  • alunos que cursaram o ensino médio inteiro em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas (com renda mensal familiar per capita de até 1,5 salário mínimo);
  • pessoas em vulnerabilidade econômica inscritas no CadÚnico.

Como fazer as inscrições?

Para fazer a inscrição, o participante deverá informar o número do seu CPF e a sua data de nascimento, é preciso selecionar a modalidade que deseja realizar (impressa ou digital). 

Os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. O Inep não aceita inscrição com CPF em situação irregular na Receita Federal. O custo da taxa de inscrição do Enem é de R$ 85.

ENEM 2021: Inscrições, novidades da prova e como fazer login no INEP
ENEM 2021: Inscrições, novidades da prova e como fazer login no INEP (Foto: FDR)

Mudanças no Enem de 2021 

Neste ano, as provas impressas e digitais, serão iguais, com itens iguais, aplicadas nas mesmas datas.

As provas digitais serão exclusivas para quem já concluiu o ensino médio ou para aqueles que estão concluindo em 2021.

Assim, participantes que desejarem fazer o exame como treineiros, que é uma forma de autoavaliação, deverão se inscrever para o Enem impresso.

Enem Digital

Serão disponibilizadas 101.100 inscrições para os primeiros participantes que optarem pelo Enem 2021 Digital. Conforme distribuição das vagas previstas no anexo I do Edital no 29 de 1º de junho de 2021, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos para os inscritos na versão digital.

Atendimento especializado

Aqueles participantes que precisam de atendimento especializado devem informar, já no ato da inscrição.

Motivam essa solicitação as seguintes condições: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Nome social 

Os estudantes que desejam solicitar tratamento pelo nome social poderá ser realizada após a inscrição, na Página do Participante, a partir do dia 19 de julho, até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 23 de julho.

Para a realização é necessário apresentar os seguintes documentos de comprovação das condições que o motivam: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido. 

Os documentos enviados fora do prazo ou externos à Página do Participante não serão aceitos.

Como funciona o ENEM Digital?

A prova é na versão para computador do Exame Nacional do Ensino Médio implementada pelo Ministério da Educação em 2019, a primeira edição aconteceu na edição de 2020.

Segundo o MEC, a intenção é que a versão digital da prova, aplicada pela segunda vez este ano, substitua completamente o exame tradicional até o ano de  2026.

A prova possui locais de aplicação e devem ser preenchidas as vagas, que neste ano até pessoas com deficiência foram incluídas.

ENEM

O exame foi instituído no ano de 1998, com a intenção de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. 

No ano de 2009, sua metodologia foi melhorada e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas.

Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!