Calendário de pagamentos do 13º salário do INSS desta semana

Pontos-chave
  • Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social estão recebendo a 2ª parcela de antecipação do 13º salário do INSS;
  • O pagamento da 2ª parcela iniciou no dia 24 de junho e seguirá até o dia 07 de julho;
  • Os segurados podem conferir a data de recebimento do abono natalino por meio do aplicativo ou site Meu INSS;

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social estão recebendo a 2ª parcela de antecipação do 13º salário do INSS. Com isso, nesta semana novos grupos poderão sacar o valor, conforme as datas informadas.

Calendário de pagamentos do 13º salário do INSS desta semana
Calendário de pagamentos do 13º salário do INSS desta semana (Imagem: montagem/FDR)

Nesta semana o instituto irá pagar a 2ª parcela do 13º salário do INSS. Com isso, 9 grupos de beneficiários irão receber o abono natalino. O pagamento da 2ª parcela iniciou no dia 24 de junho e seguirá até o dia 07 de julho.

O INSS possui dois calendários de pagamentos, sendo um para quem recebe um salário mínimo (R$ 1.100) e outro para quem tem um benefício de valor superior. Na primeira situação, o calendário ocorre durante 10 dias, sendo um grupo por dia.

Dessa maneira, o INSS começa a pagar esses beneficiários que recebem o piso nacional nos últimos cinco dias úteis do mês e segue nos cinco primeiros dias úteis do mês seguinte. Dessa maneira, os dois calendários se encontram. Veja abaixo as datas da 2ª parcela:

Benefícios com valor de até um salário mínimo
Final 2ª parcela do 13º
1 24 de junho
2 25 de junho
3 28 de junho
4 29 de junho
5 30 de junho
6 01 de julho
7 02 de julho
8 05 de julho
9 06 de julho
0 07 de julho

Já o segundo calendário ocorre durante cinco dias, sendo dois grupos de beneficiários a cada dia. Dessa maneira, o pagamento ocorre nos primeiros dias úteis do mês, paralelamente ao outro calendário.

Benefícios com valor acima de um salário mínimo
Final 2ª parcela do 13º
1 e 6 01 de julho
2 e 7 02 de julho
3 e 8 05 de julho
4 e 9 06 de julho
5 e 0 07 de julho

O pagamento de ambos os calendários ocorre de forma escalonada, conforme o final do número do benefício. O segundo calendário iniciará nesta semana, na quinta-feira (1º de julho) e seguirá até o dia 07 do mesmo mês.

Consultar data de recebimento do 13º salário do INSS

O pagamento do 13º salário do INSS só é válido para aposentados e pensionistas que têm direito ao recebimento do abono natalino.

Dessa maneira, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou renda mensal vitalícia não são contemplados.

Calendário de pagamentos do 13º salário do INSS desta semana
Calendário de pagamentos do 13º salário do INSS desta semana (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Os segurados podem conferir a data de recebimento do abono natalino por meio do aplicativo ou site Meu INSS. Para isso, é preciso ter cadastro na plataforma ou criar e seguir as orientações abaixo:

  • Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS;
  • Clique em “Crie sua conta Gov.br”, caso não possua;
  • Selecione uma das opções de cadastro disponíveis;
  • Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
  • Crie uma senha pessoal segura;
  • Confirme os dados pessoais;
  • Caso já tenha o cadastro basta selecionar a opção “Extrato de Pagamento”;
  • Com o calendário na tela, selecione o mês-base, que deve ser janeiro de 2021;
  • Em seguida, clique na seta ao lado do número do benefício;
  • Ao clicar, aparecerão discriminados os detalhes dos vencimentos.

Antecipação do 13º salário do INSS

A antecipação do 13º salário do INSS foi adotada no ano passado e feito novamente neste ano. A ideia é ajudar os aposentados e pensionistas a bancar as novas despesas geradas pela pandemia de Covid-19.

O pagamento do 13º salário do INSS não aumenta os gastos do Instituto, pois esse já é previsto acontecer no último semestre e é indicado no Orçamento Geral da União. Dessa maneira, geralmente, o abono natalino é pago em duas parcelas nos meses de agosto e novembro.

O valor do 13º salário do INSS é igual à média anual do benefício. Sendo assim, se o segurado recebeu todos os meses a aposentadoria ou pensão irá receber um pagamento extra. Caso tenha começado a receber este ano, o pagamento será proporcional aos meses recebidos divido pelos 12 meses do ano base.

A primeira parcela corresponde a 50% do valor do abono natalino. A segunda parcela também é 50% do valor, mas vem com as reduções tributárias correspondentes ao Imposto de Renda, caso seja a situação.

O 13º serve para ajudar os segurados a pagarem as despesas extras de fim de ano,. Porém, com a pandemia de Covid-19, esse também está sendo usado para minimizar os gastos com a doença.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.