Calendário de pagamento da 2ª parcela do 13° salário do INSS

O pagamento da primeira parcela do 13º salário do INSS foi concluído nesta terça-feira, 8. Os últimos a receberem foram os segurados cujo NIS termina em 5 e 0.

Calendário de pagamento da 2ª parcela do 13º salário do INSS
Calendário de pagamento da 2ª parcela do 13º salário do INSS (Imagem: FDR)

O percentual de 50% do valor total do benefício foi depositado na conta dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem recursos equivalentes a um salário mínimo vigente.

No entanto, os beneficiários contemplados por quantias equivalentes ou superiores ao teto do INSS também não foram deixados de lado. 

Os depósitos se tratam da antecipação do abono natalino, medida adotada pelo Governo Federal sempre que há recursos disponíveis. Por outro lado, nos últimos dois anos, 2020 e 2021, esta alternativa se tornou recorrente em virtude dos efeitos socioeconômicos provocados pela pandemia da Covid-19. 

A decisão de adiantar o 13º salário do INSS foi tomada visando o amparo dos aposentados e pensionistas, que em sua maioria possuem mais de 60 anos de idade, ou seja, compõem o principal grupo de risco afetado pela doença.

Além do mais, a disponibilização deste recurso também será capaz de ajudar a movimentar a economia do país em um momento tão crítico. 

Vale ressaltar que os valores concedidos através do 13º salário do INSS, até mesmo no que compete à antecipação, não são recursos extraordinários.

Isso quer dizer que o montante total ofertado já faz parte da demanda do Governo Federal através da Previdência Social, devidamente regulamentada pela Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A atitude é bem vista pela população, já deixando os segurados ansiosos pelo recebimento da segunda e última parcela do abono natalino. Lembrando que os 50% ofertados na primeira parcela são pagos integralmente.

Segunda parcela do 13° salário do INSS

Por outro lado, o saldo restante disponibilizado na segunda etapa conta com a incidência de alguns descontos oficiais, como o Imposto de Renda (IR) caso o segurado seja um contribuinte. 

Agora, o primeiro pagamento a ser efetuado referente à segunda parcela do benefício está previsto para acontecer no dia 24 de junho. É preciso mencionar que a ordem de depósitos se baseia no dígito final do Número de Identificação Social (NIS) de cada segurado.

Seguindo esta lógica, os próximos a serem amparados são os aposentados e pensionistas cujo NIS termina em 1. 

Enquanto isso, o calendário do 13º salário do INSS deve ser concluído no dia 7 de julho para o NIS que termina em 5 e 0. A data final é válida para ambos os segurados, ou seja, tanto aqueles que recebem o piso quanto o teto do INSS.

Benefícios com valor máximo de um salário mínimo

Dígito final 1ª parcela – Maio 2ª parcela – Junho
1 25 de maio 24 de junho
2 26 de maio 25 de junho
3 27 de maio 28 de junho
4 28 de maio 29 de junho
5 31 de maio 30 de junho
6 01 de junho 01 de julho
7 02 de junho 02 de julho
8 04 de junho 05 de julho
9 07 de junho 06 de julho
0 08 de junho 07 de julho

Benefícios superiores a um salário mínimo 

Dígito final 1ª parcela – Maio 2ª parcela – Junho
1 e 6 01 de junho 01 de julho
2 e 7 02 de junho 02 de julho
3 e 8 04 de junho 04 de julho
4 e 9 07 de junho 06 de julho
5 e 0 08 de junho 07 de julho

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.